O olhar de criança

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ‘Trilhando Histórias’ surgiu de um mapeamento feito a partir do público infantil em um centro cultural onde o elenco atuava

Foto: Divulgação

Contos populares, cirandas e brincadeiras de roda fazem parte das apresentações do projeto “Primeiros Olhares”. Voltado para o público infantil, o evento, que envolve teatro e muita magia, estará nas bibliotecas do Sesc Niterói e São Gonçalo, dias 21 e 22, respectivamente. O espetáculo gratuito da Cia Trilhos contará histórias de forma interligada, incentivando o universo da imaginação e descobertas.

Com música ao vivo, o repertório contará com duas sessões em cada unidade, a primeira às 10h e a segunda às 14h, representando quatro contos, que, de acordo com Maiara Viana, produtora da companhia, foram escolhidos após um estudo com crianças que assistiam a suas peças.

“O ‘Trilhando Histórias’ surgiu de um mapeamento feito a partir do público infantil em um centro cultural onde o elenco atuava. De lá pra cá, foram elencadas categorias de contos que refletiam esses olhares e curiosidades dos pequenos. O resultado disso é um repertório cheio de aventura, música, mistério, amizade, princesa e diversão, que embala a criança interior que há dentro de cada pessoa”, destaca, lembrando ainda que, apesar de ser voltado para o público infantil, o espetáculo alcança jovens, adultos e idosos.

Entre os contos está “O Sapo e a Princesinha”, trazendo a história de uma princesa bem-humorada que deixa sua bola cair em um lago, conhecendo então o sapo, que devolve o objeto com a promessa de que ficaria junto da mocinha durante o dia todo. Outro

conto presente é “A História do Padeiro”, sobre o caso de um padeiro que desenvolve uma maravilhosa massa para o seu pão, que é tão gostosa e traz tanta fama que faz com que ele transforme o seu prazer em obrigação.

“Reunimos contos populares que dialogam com o universo mágico e divertido, resgatando as parlendas, fábulas, e um mundo lúdico, onde o público interage e participa ativamente do espetáculo. Nossas expectativas para as apresentações são as melhores, pois pretendemos envolver o público local nesse projeto, que está lindo demais”, espera Maiara.

Além dos contos já citados, o elenco, formado por Mitat Marques e Rômullo Moraes, representa o “Mário Marinheiro”, demonstrando a história de um marinheiro que não aguenta mais viver no mar e resolve construir sua vida na terra, onde vive aventuras e descobertas. Finalizando, a peça conta com “Os Músicos de Bremen”, onde um burro, um cachorro e um galo maltratados pelos seus donos fogem e se esbarram pelas ruas e juntos decidem ganhar a vida como músicos na cidade de Bremen.

Para o ator Rômullo Moraes é importante que nos dias atuais a cultura popular brasileira seja resgatada e promovida.

“É fundamental, através da literatura folclórica e regional, proporcionar a reflexão acerca da cidadania e dos direitos sociais fundamentais junto às crianças e adolescentes”, explica.

O Sesc Niterói fica na Rua Padre Anchieta, 56, em São Domingos. O Sesc São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 755, no bairro Estrela do Norte. Quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, às 10h e às 14h. Entrada franca. Telefones: 2719-9119 (Niterói) e 2712-2342 (São Gonçalo).