Para pensar a política

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A obra reúne vários autores como: Clóvis de Barros, Oswaldo Giacoia, Viviane Mosé e Eduarda La Rocque

Foto: Divulgação
 

A descrença em relação à política parece ser a tônica da sociedade atual. Votar tornou-se um ato banal, ocupar-se da participação política toma contornos de um trabalho desperdiçado. Para muitos, não há o que fazer. Seria o fim da política? Para nós, não. Nós sabemos fazer política e sabemos fazer porque somos seres políticos. Fazemos opções políticas a todo o momento, por isso, não há como não ser político, isso porque não há como não fazer uma opção. Sabemos que a única forma de construir as relações políticas é pela participação. É isso que temos a fazer.

Clóvis de Barros Filho, Viviane Mosé, Eduarda La Rocque e Oswaldo Giacoia Jr., se reuniram para desenvolver esta valiosa obra que busca trazer, com linguagem clara e objetiva para o público geral, a reflexão política para além do partidarismo, resgatando o conceito do ser humano como ser político. Quatro perguntas formam os eixos destes artigos, O que é política?, Como fazer política hoje?, Como transformar a gestão das cidades?, e para finalizar, a pergunta essencial, O que é ética política?

O inferno somos nós – Ed. Papirus Em tempos adversos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões, e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma atitude mais acolhedora.

Alma & Política– Ed. Rocco Autor do bestseller A alma imoral, o rabino Nilton Bonder reflete nesta obra sobre o lugar da política na evolução humana e o sectarismo presente no cenário atual, no Brasil e no mundo. Resgatando os antigos conceitos da tradição judaica – Mekil, mais brando e flexível, e Machmir, mais intransigente e trançando um paralelo com duas linhas de pensamento político – Democrata e Republicano.

Breve história da fotografia – GG Brasil Uma introdução nova e criativa ao tema da fotografia. Ricamente ilustrado, o livro explora 50 fotografias-chave da história, desde os primeiros experimentos no início do século XIX até a fotografia digital contemporânea. A obra explica como, por que e quando certas fotografias realmente mudaram o mundo e ainda inclui muitas imagens icônicas, revelando as diferentes técnicas usadas para criá-las.

Na cozinha com Carolina 2– Ed. Gutenberg Com uma seleção de drinques, saladas, sopas, pratos vegetarianos, entre outros, Na Cozinha com Carolina 2 vem recheado de deliciosas receitas. Este não é o livro de um chef profissional, mas é uma mulher que leva uma vida bastante corrida e ainda assim adora cozinhar para a família e os amigos. Um amor pela cozinha que vem desde pequena, quando começou suas experiências culinárias.

Livro na cozinha com Carolina Ferraz

Foto: Divulgação


Literatura toma conta de Santa Teresa

Para os amantes da literatura, no próximo fim de semana, de 14 a 15 de abril, acontece a décima versão da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no Parque das Ruínas.

Com uma programação variada com palestras, exposições, oficinas e apresentações neste ano o vento vai homenagear a ilustradora e escritora Ciça Fittipaldi, natural de São Paulo, professora da Universidade Federal de Goiás. Ciça possui dezenas de livros publicados, traduzidos e premiados.

Na coleção Série Morená, ela retrata as culturas indígenas como fruto de suas pesquisas e residências com diferentes povos nativos. São 8 livros dedicados a histórias e também informações dos povos: Kamaiurá, Nambiquara, Bororo, Karajá, Saterê-mauê, Tukano, Yanomami, Macuxi, Taurepang e Arecuna.

Uma preciosidade em tempos em que comunidades indígenas nativas são dizimadas e estão ameaçadas de extinção.

Os 130 anos da abolição da escravatura, os 50 anos do assassinato do ativista norte-americano Martin Luther King Jr e o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco estarão também na pauta de abordagens e de debates.

A FLIST é organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, tradicional escola em Santa Teresa, que desenvolve um trabalho voltado às artes e às humanidades.

Toda programação do evento pode ser conferida no site www.flist.org.br
O Parque das Ruínas fica na R. Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Classificação livre. Entrada franca. Telefone: 2215-0621.