Poesia que ganhou o mundo

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Darlan de Andrade (à esquerda) lança “A Obra da Palavra”, de poesias e contos, com prefácio escrito pelo Imortal da ABL Antonio Olinto

Foto: Divulgação


Após o lançamento pela Editora Biblioteca 24 Horas, na plataforma digital, “A Obra da Palavra”, livro de poesias e contos de Darlan de Andrade, terá noite de autógrafos hoje, a partir das 19h, na Livraria Leitura, no Bangu Shopping, Zona Oeste do Rio. A programação também terá show com voz e violão com o cantor e compositor Sérgio Passarinho. 
A “A Obra da Palavra” é prefaciado pelo Professor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, que revela um pouco do autor. A publicação também pode ser encontrada na tradução para o inglês com o título “A Labor of Word”, trabalho do poeta e tradutor Alex Ladd. Na verdade, Darlan é o primeiro escritor nascido em favela a lançar livros na ONU, como atesta a apresentação da edição, através de uma carta da Sociedade da Língua Portuguesa da Organização das Nações Unidas (SLP). O livro “A Obra da Palavra” estará à venda na noite de autógrafos e ficará na Livraria Leitura à disposição para compra.

Como ingressou na poesia?
Não tinha pretensão de escrever um livro, apenas escrevia poesias. Até que acidentalmente as poesias foram parar nas mãos do professor Antonio Olinto, da ABL. Eu trabalhava na Prefeitura do Rio de Janeiro, no décimo terceiro andar. Em um fim de tarde, ao tentar imprimir minhas poesias acidentalmente eu enviei para uma impressora que ficava no sétimo andar, onde trabalhava o professor Antonio Olinto. Um amigo que trabalhava no sétimo andar ao ver minhas poesias na impressora apresentou à professora Beth, secretária do Imortal. Resumindo: três meses depois eu recebia um prefácio pronto do professor Antonio Olinto, o que me intimidou a lançar, aos 40 anos, meu primeiro livro, “Árdega”, título retirado do prefácio onde dizia que minha poesia era árdega: inquieta, impetuosa.

O que significou ser reconhecido pela ONU?
Significou que é possível para qualquer pessoa. É uma prova para os jovens de que tudo é possível quando você vence as barreiras do seu ambiente. Porque se apenas aos 40 anos tive coragem de lançar meu primeiro livro, e cinco anos depois estava na ONU, imagine aonde os jovens são capazes de chegar se não se intimidarem com o ambiente hostil e as negativas que a vida e as pessoas ao redor lhes oferecem? 

Serviço: A Livraria Leitura fica no Shopping Bangu, Rua Fonseca, 240 – loja 106d/ 142a, Bangu, no Rio. Hoje, às 19h. Preço do exemplar R$ 30. Entrada franca. Telefone: 3423-9250.

Autor jornalista estreia na maturidade

O jornalista Aloysio Reis, de 64 anos, lança seu primeiro livro “Rio Vermelho e outros relatos improváveis” (Editora Autografia) no próximo dia 13 de setembro, às 20h, na Livraria Argumento do Leblon, no Rio. A obra mistura passagens autobiográficas com histórias sobrenaturais. São cinco contos narrados bem ao estilo do autor: texto coeso, sem firulas nem excessos, que unem o romance policial ao realismo fantástico. Aloysio, diretor-geral da editora Sony/ATV, apresenta personagens reais e fictícios em histórias que prendem o leitor.

“Rio Vermelho” é ambientado entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, nos meses seguintes à abolição da escravatura. Aloysio descreve a saga do coronel Custódio Sotero de Souza e Mello, dono de um latifúndio baseado nas culturas do café e do açúcar, fazendeiro que comanda seus “funcionários” a ferro e fogo.  

Livros: 

Zé Dirceu memórias Vol. 1 –  Geração Na prisão, ele mesmo escreveu a história de sua vida. Os bastidores inéditos de sua militância estudantil nos anos 1960, o exílio e o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba, a cirurgia plástica, a vida clandestina e sua ascensão no PT, sendo o maior responsável pela eleição de Lula à presidência.

País mal-educado – Record O livro traz uma investigação das raízes da baixa qualidade do ensino no Brasil, incluindo uma análise do último século e o cruzamento de pesquisas de ponta, políticas públicas de sucesso e entrevistas com especialistas. Com resultados que reforçam a existência de uma grave crise de aprendizagem.

Manual Esquemático das Eleições 2018 – Diretrizes referentes a todas as etapas do pleito eleitoral de 2018, respondendo a dúvidas sobre o registro de candidatura, propaganda eleitoral, condutas vedadas aos agentes públicos, e normas sobre arrecadação, gastos com recursos e prestação de contas de campanha. 

A magia do silêncio – Sextante Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para mostrar o poder transformador da prática do silêncio. Escrito com sensibilidade e humor, o livro traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir no dia a dia. 

Breve história da arte – GG Brasil Explora 50 obras fundamentais, das pinturas rupestres de Lascaux às instalações contemporâneas, relacionando-as aos movimentos, temas e técnicas. Conciso e ilustrado, explica como, quando e por quê, quem introduziu, o que eram, onde foram produzidas e qual a importância.