Quando esporte e arte se unem

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A dupla de vôlei de praia Ana Paula e Shelda Bedê em obra da artista Patricia Brasil

Foto: Divulgação

Sair do senso comum e enxergar muito além das habilidades esportivas. É essa perspectiva que o artista e curador Zé Roberto Graúna propõe na exposição “Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas”. A mostra será inaugurada nesta quarta-feira, às 18h, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói.

Perto do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a exposição reunirá 45 obras, que buscam representar as atletas brasileiras através do olhar de 45 artistas diferentes.

“O público verá, além da exposição em si, uma bela coleção de artes feita somente por mulheres artistas. É muito gratificante poder ajudar a abrir espaço no meio artístico para nossas desenhistas que, há anos, buscam igualdade de condições no mercado editorial brasileiro”, afirma o artista e curador Zé Roberto.

A artista plástica e designer Verônica Saiki homenageará a atleta do rugby Edna Santini com uma escultura em papel machê. Na linha street art, a artista plástica Andréa Stelling apresentará uma pintura da ginasta Flávia Saraiva. A mulher pioneira no surf nacional Margot Rittscher é retratada
pela artista Nice Lopes. Ambas, artista e atleta, fizeram suas histórias em Santos, no litoral de São Paulo. 

Já a artista Mika expõe um desenho em arte digital em homenagem à jogadora de vôlei Fofão.

Além de 38 atletas que fizeram história, também serão retratadas na mostra a árbitra de futebol Asaléa dos Santos e a jornalista Marilene Dabus. Assim como as esportistas, as duas terão suas trajetórias e seu desenvolvimento no cenário esportivo representados através de caricaturas, ilustrações, esculturas e cartuns por diversas mulheres artistas de diferentes regiões do Brasil.

A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói. Abertura na quarta-feira, 13 de julho, às 18h. Após a estreia, a exposição estará em cartaz de segunda a sexta, das 10h às 17h, até o dia 11 de agosto. Entrada franca. Telefone: 2717-4055.