Reduto das artes no Centro

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Sala de Cultura Leila Diniz receberá diversas atrações especiais durante o mês de julho

Foto: Divulgação

A niteroiense Leila Diniz foi uma das maiores defensoras da liberdade de expressão do País. Além disso, a atriz escreveu seu nome na cultura nacional por meio de diversos filmes, novelas e peças teatrais. Leila virou letra da música “Todas as Mulheres do Mundo”, de Rita Lee, e também deu nome à Sala de Cultura Leila Diniz, localizada na Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Niterói. O ambiente foi criado em 2011, com o objetivo de oferecer espaço para os artistas que não têm oportunidade de expor em grandes centros e recebe cerca de 2.500 visitantes por ano. Nesta sexta-feira (1º), às 18h, o local comemora seus cinco anos, com apresentação de Câmaras Instrumentais do Aprendiz, projeto parceiro da Sala.

“O Aprendiz é sempre um sucesso, seja com qualquer formação, eles arrasam! Sou muito fã desse projeto que, além de proporcionar música de qualidade, tem um cunho social importantíssimo junto à Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros. Eu acompanho o crescimento dos músicos de perto, todo mês, aqui na Sala Leila Diniz. Comemorar cinco anos do espaço com uma apresentação do Programa Aprendiz é um presente de luxo! É um orgulho muito grande fazer parte dessa família”, confessa Renata Palmier, coordenadora do espaço.

Na sala, todos os artistas expõem e apresentam seus trabalhos sem custos e com apoio logístico e promocional proporcionado pela equipe que a gerencia, capitaneada por Renata Palmier.

Segundo Haroldo Zager, diretor da Imprensa Oficial, a criação do ambiente cumpriu a missão da imprensa de incentivar a cultura e a educação. “Tornou-se uma vitrine transparente desta função pouco conhecida da Imprensa Oficial”, afirma.

Com a chegada do espaço, que possui programações fixas de música, teatro e cinema, os funcionários da Imprensa Oficial podem aproveitar momentos prazerosos no seu intervalo de almoço ou na saída do trabalho. “Isso aprimora o espírito de todos”, afirma Haroldo.

Durante sua existência, a sala já foi palco de 48 exposições, 60 concertos, 27 lançamentos de livros e 51 peças teatrais. Além disso, fazem parte da programação do espaço os eventos fixos: Giro Cultural, que acontece todo segundo sábado do mês e oferece teatro para as crianças; a série Concertos na Imprensa Oficial, em parceria com o Programa Aprendiz – Música na Escola, no qual apresenta um repertório musical variado toda última quarta-feira do mês; e o CurtaSexta, uma parceria com a Cinemateca MAM, na qual são exibidos dois curtas-metragens em toda última sexta-feira do mês. “O Giro Cultural tem um gosto diferente porque conseguimos reunir muitas crianças e ver o prazer que elas têm em assistir e interagir com peças teatrais. O Concertos na Imprensa é a hora do almoço mais gostosa do mês, porque assistimos música de qualidade de graça, às 12h30, e, agora, o nosso projeto mais novo é o CurtaSexta, uma oportunidade ótima de lazer toda última sexta-feira do mês com pipoca grátis”, explica Renata, que também conta que todas as exposições já apresentadas foram significativas para o espaço. “Fazemos questão de ter um contato bem de perto com os artistas, desde a produção, abertura, até o encerramento, e cada uma com sua peculiaridade e característica, mas com certeza todas produzidas com muito carinho e trabalho”, afirma.

Nestes cinco anos, a Sala Leila Diniz se firmou no cenário cultural de Niterói e contribuiu para a promoção da cultura na cidade. “O espaço deu mais vida a uma região da cidade com poucos atrativos. Um bom exemplo disso é a nossa apresentação mensal de teatro infantil, que enche a sala. Os pais dizem que seus filhos ficam o mês todo perguntando: ‘Mãe, é amanhã o teatrinho?’”, afirma o diretor da Imprensa Oficial, Haroldo Zager.

Todas as atividades são gratuitas e o processo de escolha da programação é bem simples.  “Atendemos artistas de toda a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e os nossos números são a prova de que o trabalho tem dado muito certo”, orgulha-se Renata. 

Confira os eventos de julho:
Dia 7 – Desfile de formandas de Design de Modas da Universo.
Dia 9 – Giro Cultural com a peça “A cigarra e o formigão numa grande confusão”, do Grupo Infocus. 
Dia 13 – Abertura da exposição coletiva de curadoria de Zé Graúna com o tema “Elas por Elas – As atletas brasileiras por nossas artistas”. Serão 30 obras e um tema para o período das Olimpíadas, 
Dia 20 – Musical “A modinha que não sai de moda”, produção de Magda Belloti.
Dia 27 – Apresentação da Banda Sinfônica do Aprendiz. Dia 29 – CurtaSexta.

A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói. Dia 1º, às 18h. Entrada franca. Telefone: 2117-4055 e 2717-5299.