Revelando a si mesmo em mostra

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O artista pinta a si mesmo se inspirando em fotos tiradas de seu corpo. A ideia é trabalhar a questão de identidade de gênero

Divulgação

Encerra nesta segunda-feira (11) a exposição “Dark Room”,  do artista plástico Vinicius Gerheim, que está em cartaz na Sala José Cândido de Carvalho, no Ingá. 

Com curadoria de Desirée Monjardim, a mostra traz 16 telas em pintura a óleo e acrílica, baseadas em fotografias do próprio artista, que aborda a sexualidade e funciona também como sua autobiografia. 

Essa é a segunda exposição individual de Vinícius, de 25 anos. Seu trabalho tangencia questões do corpo dele que também, segundo o artista, acabam atravessando muitos outros corpos, como no caso da homossexualidade e da identidade de gênero. Como referência, o artista usa fotografias feitas por ele de seu corpo, relatando e pintando a si.

“A seleção dos quadros ocorreu de uma maneira mais específica, na vontade de fazer um recorte menor do meu trabalho, explorando um território, o dark room (quarto escuro), em que essa sexualidade é permitida”, observa.

Nascido em Juiz de Fora (MG), Vinicius Gerheim é formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e frequentou diversos cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 

Atualmente, Vinicius  Gerheim vive e trabalha no Rio de Janeiro. Em seu processo posa, fotografa, manipula e concretiza em linguagem pictórica onde investiga o corpo autobiográfico na imagem. Os trabalhos tangenciam os territórios possíveis de sexualidades livres.

A Sala José Cândido de Carvalho fica na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, em Niterói. Até dia 11 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca. Telefone: 2719-9639.