Revivendo a Jovem Guarda

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em única apresentação, cantor interpreta alguns de seus maiores sucessos, além de músicas inéditas que fazem parte do seu novo DVD

Foto: Divulgação

Uma tarde que tem tudo para se tornar memorável para os fãs da Jovem Guarda. Com mais de 50 anos de carreira, a história de um dos maiores artistas do movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960 será cantarolada. O Teatro da UFF recebe nesta quarta (11), às 16h, o eterno “Bom Rapaz” Wanderley Cardoso, que se apresenta na série “Show das 4”. 

Nascido no ano de 1945, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, Wanderley Cardoso começou sua carreira de cantor aos 13 anos de idade, quando gravou seu primeiro trabalho profissional: a Canção do Jornaleiro, do LP Brincando de Escola, que chegou a vender cinquenta mil cópias.
Wanderley ficou cinco anos integralmente se dedicando aos estudos musicais, investindo com força no mundo do showbiz. Seu primeiro grande sucesso, gravado em 1965, chamava-se “Preste Atenção” e, logo, o cantor se juntou aos demais ídolos da Jovem Guarda, que surgia com força total, estabelecendo os padrões do então nascente rock‘n’roll brasileiro.

Logo após, Wanderley lançou hits atrás de hits, como “Abraça-me Forte”, “Meu Amor Brigou Comigo”, “Te Esperarei”, “Promessa”, “Doce de Coco”, e o que viraria sua marca registrada, a canção “O Bom Rapaz”. 
“De todos os momentos importantes – e foram muitos – destaco a época da Jovem Guarda, pois formávamos uma turma muito unida e que se gostava muito. Estávamos sempre juntos em TV, cinema, shows, etc. Além disso, nesta época, não podíamos andar nas ruas sem sermos abordados e rasgados pelas fãs. Foi realmente uma época maravilhosa”, relembra.

Na década de 1970, o cantor abandonou definitivamente o rock e passou a compor e cantar apenas no estilo pop romântico. Nessa época, participou de diversos festivais pela América Latina e Estados Unidos. E como fruto dessas participações, Wanderley ganhou com a música “Vivo para ver você viver”, no Uruguai, os prêmios de Melhor Cantor e Compositor do Festival Piriápolis.

No final dos anos 1980, fez uma pequena participação no universo da música sertaneja, gravando “Tarde demais”, do violeiro Tião Carreiro, e “Nova flor”, de Mário Zan e Palmeira. 
Em 1995, participou das gravações e shows em comemoração aos 30 anos da Jovem Guarda. 

Em 1998, lançou o CD Momentos, com a produção de Roberto Menescal e arranjos de Fernando Merlino, onde regravou conhecidas músicas da MPB, entre as quais, “Ouça”, de Maysa, “Pensando em ti”, de Herivelto Martins e David Nasser, “Bastidores”, de Chico Buarque e “Eu sonhei que tu estavas tão linda”, de Lamartine Babo e Francisco Mattoso.
Em 2000, lançou o CD “Wanderley Cardoso - Ao Vivo”, com antigos sucessos tanto de sua autoria quanto de amigos compositores, como “Meu amor brigou comigo”, de Geraldo Nunes, e “Morango do Nordeste”, de Fernando Alves e Walter dos Afogados, a música mais tocada naquele ano. 

Dois anos depois, Wanderley converteu-se à Igreja Sara Nossa Terra e lançou o disco “Agora eu sou feliz”, no qual gravou a música “Caminhada”, uma versão gospel para “My way”, de Paul Anka.
Para comemorar os 50 anos de carreira, Wanderley gravou seu segundo DVD, onde recebeu amigos como Daniel, Zeca Pagodinho, Wanderléa, Margareth Menezes, César e Paulinho, Day e Dayane, entre outros que dividiram o palco interpretando seus grandes sucessos, com uma nova roupagem. 

“Entre perdas e ganhos, o balanço da minha carreira é altamente positivo. Gravei mais de 80 discos, e em todos várias músicas foram sucessos e alcançaram o primeiro lugar nas rádios. Fiz cinema, teatro, TV, todos com sucesso de público e crítica. Apesar dos problemas pessoais, minha carreira seguiu por 54 anos com vitórias e muitas alegrias. Principalmente pelo apoio incondicional de minhas fãs, que desde o início e até hoje se fazem presentes nos meus shows e adquirem meus CDs e DVDs. Me considero um artista vitorioso e imensamente feliz e grato com os resultados”, diz Wanderley. 

Ao longo de sua carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu quase 16 milhões de cópias dos 84 discos lançados, e continua mantendo viva a chama da Jovem Guarda por onde se apresenta. Wanderley promete fazer um show repleto de sucessos, para nenhum fã ficar parado. 

“Nesse show vou interpretar alguns de meus maiores sucessos, além de músicas inéditas que fazem parte do meu novo DVD. Vou, também, homenagear dois grandes amigos que já não estão mais presentes: Antônio Marcos e Jerry Adriani. E encerrarei o show com um grande baile de Jovem Guarda. Voltar a Niterói depois de tanto tempo será uma grande emoção. Desde que me mudei do Rio de Janeiro, não tive mais a oportunidade de me apresentar nessa cidade que gosto tanto. Será também um grande prazer rever a praia de Icaraí, que frequentei nos anos 1960 e 1970”, conclui o cantor. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Quarta, às 16h. Preço: R$ 60 (inteira). Classificação: 16 anos. Telefone: 3674-7515.