NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Semana Nacional de Museus acontece de 13 a 19 de maio

A iniciativa também celebra, no dia 18 de maio, o Dia Internacional de Museus

Foto: Douglas Macedo

O Museu do Ingá, Museu Antônio Parreiras e a Casa da Marques de Santos, vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participarão da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) de 13 a 19 de maio. A iniciativa também celebra, no dia 18 de maio, o Dia Internacional de Museus. Por todo o país, serão 1.114 instituições com atividades especiais.

O Museu do Ingá, em Niterói, inaugura no dia 18 de maio, às 15h, a exposição Cícero Dias em novos olhares. A mostra reforça a trajetória de exposições multissensoriais da casa e procura romper com a comunicação unicamente visual e procura proporcionar novas possibilidades de interação ao público. Toda a programação foi pensada sob a perspectiva da acessibilidade.

O Museu Antônio Parreiras, por sua vez, realiza no dia 13 de maio o Seminário Acessibilidade em Museus. O encontro pretende reunir experiências inovadoras sobre o acesso dos acervos e espaços de museus por pessoas com necessidades especiais, respeitando suas singularidades.

A Casa da Marquesa de Santos - Museu da Moda Brasileira realiza o evento “Conversas no Museu: a memória e o território”, no dia 16 de maio, às 14h, com o objetivo de discutir as possibilidades da participação dos moradores e das instituições de São Cristóvão com suas histórias e tradições na proposta de reabertura plena do espaço. A série Conversas no Museu é voltada para a divulgação e o debate de temas relacionados à história, à gestão e à preservação do museu. 

Scroll To Top