![]()
Ornelas aconselha o uso da terapia complementar chamada reflexologia podal combinada com massagens relaxantes
Foto: Divulgação
De cá para lá, de um lado para o outro, em chinelos, sapatos, sandálias e meias. Os pés são a base de sustentação do corpo humano e, por mais que tenham sido feitos para suportar a pressão exercida pelo nosso peso, também merecem cuidados e descanso.
De acordo com o professor de podologia do Instituto Brasileiro de Podologia (IBRAP), Bruno Ornelas, o podólogo trabalha com procedimentos de prevenção.
“O folião que pulou o carnaval e a secretária que fica o dia inteiro em cima do salto e outros, esporadicamente, podem procurar um podólogo para fazer uma limpeza, uma hidratação profunda e uma massagem. Além de prevenir doenças, estarão ajudando no aparecimento de qualquer problema”, ressalta.
Dentre os problemas que mais afetam os pés estão o calo, a unha encravada e a frieira. Segundo Ornelas, o organismo entende que a região afetada pelo atrito precisa de queratina o que gera as calosidades. No caso da unha encravada, que é um agente agressor, ela precisa ser retirada para não resultar em inchaços e inflamações.
“O podólogo retira aquele excesso de queratina do calo para que os clientes possam ter qualidade de vida. O aspecto do calo não é bonito, ele acaba mudando a estética do pé da pessoa. Existem outros problemas, como a onicocriptose, popularmente chamada de unha encravada. Normalmente ela ocorre pelo corte incorreto da unha, uso de sapato mais estreito que o tamanho do pé e fatores hereditários. A borda lateral da unha entra na carne do dedo e ocorre um granuloma, que é inflamação, porque a espícula – parte lateral da unha – está penetrando a pele”, explica.
Já a frieira é uma inflamação cutânea causada por fungos, influenciando no seu aspecto saudável, que pode ser evitada com a secagem correta dos pés.
“Quando nós tomamos banho e secamos o corpo, esses tecidos vão para os pés. Os fungos são micro-organismos oportunistas. Para evitar ter uma frieira é preciso secar bem os pés antes de colocar os sapatos”, aconselha o professor, que complementa: “É recomendável utilizar um sapato confortável, meias de algodão e, para quem tem calor, colocar uma palmilha de silicone, substituindo a do calçado ou colocando um pedaço na área com calo para diminuir o atrito diretamente com o local”.
Para desfilar pés lindos, as hidratações e massagens também fazem parte dos cuidados essenciais.
“A hidratação também pode ser feita com óleos essenciais que fazem um trabalho mais profundo. O podólogo também pode fazer um escalda-pés, como um ofurô”, explica.
Ornelas aconselha o uso da terapia complementar chamada reflexologia podal combinada com massagens relaxantes para ajudar na beleza dos pés e também no aspecto mental do cliente.
“A reflexologia podal é um procedimento que usa pontos específicos dos pés, que estão relacionados com alguma parte do corpo, e que também ajuda no equilíbrio mental. Antes realizasse um processo de exame anamnese, que vai avaliar o histórico do paciente. Junto com isso tem as massagens relaxantes. No nosso dia corrido tem se apresentado as doenças psicossomáticas que são levadas para o físico. Com esse tratamento, nós conseguimos ajudar o paciente. São manobras relaxantes e, para isso, o profissional precisa entender da anatomia dos pés”, ressalta.
Seu pé sorri?
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura