Sob nova perspectiva

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O álbum, ‘Jardim Pomar’, que dá nome à turnê é o primeiro trabalho independente de Nando Reis

Carol Siqueira / Divulgação

O livro de memórias do poeta Murilo Mendes, intitulado “A Idade do Serrote”, apresenta em diversas páginas o termo “jardim pomar”, que, coincidentemente, compõe um verso da canção “Concórdia”, de Nando Reis. “Pomar” ainda é o nome da música que Nando cantou na primeira vez que subiu ao palco, em 1979, com sua primeira banda, Os Camarões. O sincronismo dos fatos fizeram o cantor batizar o seu mais novo álbum de inéditas de “Jardim Pomar”, o qual apresenta na Arena Cantareira nesta quarta-feira, dia 6, às 22h. 

No show, que tem concepção e roteiro de Roger Velloso e Nando Reis, sons pré-gravados de conversas, vozes, poemas e bastidores somam-se às transparências, às imagens em movimento e à beleza da Arena Cantareira para tornar a noite especial.  

“Montamos a concepção de ‘Jardim Pomar’ de forma muito simples, para mostrar uma perspectiva nova a meu respeito. Sempre fui muito bem recebido em Niterói e estou feliz demais em poder levar esse show – que é muito pessoal e mostra um pouco de tudo do meu trabalho – para a cidade. Reunimos músicas do novo disco, uma da época dos Titãs e aquelas da minha carreira solo que nunca podem faltar como ‘Segundo Sol’ e ‘All Star’”, revela o artista.

O álbum que dá nome à turnê é o primeiro trabalho independente de Nando Reis, que investiu na organização de seu próprio escritório e selo, o Relicário, a fim de criar modelos e metodologias únicas e trabalhar com a música da forma que ele acredita ser a ideal.

“Vivi toda a transição e a transformação da indústria fonográfica com a chegada da era digital – da crise de mercado com a replicação que acabou com as vendas, através da pirataria, ao despreparo que redundou na falta de regulamentação para proteger os direitos autorais quando chegou a internet. Me adequei à nova realidade de mercado. Tive que aprender e me envolver com a parte comercial, fiz várias experiências para me entender com esse mercado em permanente transformação. É muito trabalhoso, mas enriquecedor”, defende Nando.

O disco é composto por canções escritas entre 2012 e 2016, exceto “Concórdia” (que integrou o disco “Vivo Feliz”, de Elza Soares, lançado em 2003), e foi gravado em Seattle, nos Estados Unidos, e em São Paulo. Foi produzido por uma dupla de feras: Jack Endino, quem conduziu o primeiro álbum do Nirvana, e Barret Martin, ex-baterista da banda estadunidense Screaming Trees. 

“Gosto muito de trabalhar com o Endino, a relação é de mútua admiração. Através dele, conheci o Barrett. Terminamos de mixar o disco juntos, os três em Seattle, mas a diferença de estilo dos dois, como produtores, acabou por enriquecer o ‘Jardim Pomar’. Seattle é uma cidade magnífica e foi ótimo gravar lá”, declara.

Com mais de 30 anos de carreira, Nando Reis se consolidou como exímio compositor e coleciona sucessos eternizados pelas vozes de Cássia Eller, Skank, Jota Quest, Cidade Negra, entre outros artistas. O músico, que compõe por uma necessidade vital de expressão, espera que, como resultado, suas letras lhe deem alegria e prazer. Em “Jardim Pomar”, a faixa “Azul de Presunto” ganhou vida com inúmeras participações especiais, incluindo a de seus amigos “titânicos”.

“Assim que eu compus ‘Azul de Presunto’, soube que ela deveria ser cantada por muitas vozes. Quando chegou o momento da gravação, convidei meus amigos titânicos, meus filhos e algumas cantoras que eu admiro. Gravamos em dois dias, foi uma farra e uma honra ter todos eles no meu trabalho”, elogia. 

A apresentação na Arena, assim como todas da turnê, será gravada e lançada nas plataformas digitais. Além disso, também ocorrerá a distribuição de sementes de árvores nativas do Brasil, ação que dialoga com a postura do artista em relação ao meio ambiente e com o próprio nome do disco.

“Quero gerar consciência ambiental e alertar para a importância de se preservar e plantar”, finaliza. 

A Arena Cantareira fica na Rua Alexandre Moura, 172, São Domingos, em Niterói. Quarta (6), às 22h. Preço: de R$ 100 (inteira) a R$ 300 (inteira). Censura: 18 anos. Telefone: 2621-4797.