![]()
Os primeiros looks que abrem o desfile inspirado na obra de Tarsila do Amaral são limpos e calmos
Divulgação
Em uma edição mais enxuta, que termina nesta quinta, a São Paulo Fashion Week, maior plataforma de lançamento de moda da América Latina, parece ter abraçado a máxima de que “menos é mais”. Ainda mais diante de um mercado em crise, com número de consumidores cada vez menor e pessoas mais receosas. Mesmo assim, algumas marcas chamaram atenção, seja pela ousadia, ou pela sagacidade de aliar o conceitual e o comercial. Vamos a elas:
Osklen
Os primeiros looks que abrem o desfile inspirado na obra de Tarsila do Amaral são limpos e calmos. Aos poucos, vão surgindo os esboços da artista em lápis ou nanquim preto. No meio do caminho, uma série de vermelhos quebra a calmaria. A parceria encerra com peças totalmente estampadas por obras de Tarsila, como “Abaporu” e “Brasileiros”. A risca de giz se fez presente.![]()
Saem os ternos tradicionais, entram peças com recortes, amarrações e bordados
Divulgação
João Pimenta
Saem os ternos tradicionais, entram peças com recortes, amarrações e bordados. Telas bidimensionais, linho, texturas em jacquard, saias de diferentes comprimentos, rendas e amarrações leves e fluídas formaram uma coleção interessante. Os ternos foram usados sem camisa por baixo.![]()
O ponto de partida foi o poema de Oswald de Andrade “Erro de Português”
Divulgação
Triya
O ponto de partida foi o poema de Oswald de Andrade “Erro de Português”, que fala sobre o europeu chegando no Brasil. Entram construções artesanais como trecê, tramas de palha e macramê para construir as novas silhuetas da marca, que incluem biquínis com estrutura de “fraldas”, com elementos da nudez total encontrada aqui.![]()
Na concepção das peças, foram usados tecidos que simulam texturas de chamoix e linho
Divulgação
Vix
Na concepção das peças, foram usados tecidos que simulam texturas de chamoix e linho. Um dos destaques foi a variedade de calças amplas, com cós alto, amarrações e torções, em tons como lilás e rosa ballet. Camisas de seda com algodão – que facilmente se adaptam a um cenário urbano – foram apresentadas como saídas de praia.
SPFW
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura