Teatro em francês no Centro de Artes

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com atuação de Antônio Manso, o monólogo é uma adaptação inédita do conto homônimo do escritor Honoré de Balzac

Foto: Divulgação

A Companhia de Teatro Noir Sur Blanc apresenta na próxima quinta-feira (30), às 20h, no Centro de Artes da UFF, em Icaraí, o espetáculo “Uma paixão no deserto”. Com direção de Brigitte Bentolila, que é francesa, mas vive há mais de 20 anos no Brasil, e atuação de Antônio Manso, o monólogo é uma adaptação inédita do conto homônimo do escritor Honoré de Balzac e será apresentado em francês. 

O conto narra a relação entre um soldado e uma pantera. Ele, perdido no deserto, acha refúgio em uma gruta e consegue domesticar uma pantera pela qual sente alguma forma de amor. O homem acaba construindo uma relação harmônica com o animal, que tem ponto final quando o soldado se surpreende com um gesto brusco da fera e reage apunhalando-a. Ele percebe tardiamente de que o gesto, na verdade, era um sinal de afeição por ele. 

Segundo a diretora, o maior desafio de levar ao público a obra de Balzac foi tentar socializá-la de uma forma simples e apurada. “Esse conto, com mais de 50 páginas, foi escrito para ser lido de forma tradicional. O desafio com esta peça é torná-la pública e compartilhá-la de uma forma simples e apurada, mas com o profundo respeito do estilo do autor, tornar leve e fluido um conjunto que poderia aparecer erudito ou complexo”, afirma e acrescenta: “Balzac era um romancista, um escritor naturalista que no século XIX inovou na maneira de relatar, se aproximando da forma de contar da fotografia e do cinema. A peça é apresentada em francês porque também é a língua original desse autor rico e refinado que sonhava escrever teatro. Mas o romance e os contos foram a forma privilegiada da sua escrita.”

Segundo Brigitte, apesar de ser em francês, o espetáculo pode ser assistido por todos, sem restrições. Isso porque o ator que protagoniza o espetáculo é brasileiro e bilíngue, que se alfabetizou em francês a partir do teatro, vivendo cerca de 13 anos em Paris.  “O Antônio consegue achar jogos, expressões, intenções corporais e teatrais simples, lúdicos e engraçados para expressar momentos complexos e profundos do texto. Quem entende o francês, claro, vai se sentir mais à vontade para apreciar a peça, mas quem não entende francês vai poder assistir e compreender a peça de outra forma, com sensações, emoções e leituras novas do teatro”, sentencia Brigitte. 

O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói. Quinta-feira (30), às 20h. Entrada franca (sujeito a lotação). Telefone: 2610-3966.