Trilhas sonoras em show

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apresentações no Teatro da UFF dias 28 e 29 vão contar com a participação dos filhos de Sérgio: Marina Lufti e João Gurgel

Foto: Divulgação/Ana Rezende

O Centro de Artes UFF recebe no sábado (28) e domingo (29), às 20h, o cantor e compositor Sérgio Ricardo, com o show “Cinema na Música”. O espetáculo apresenta trechos das várias trilhas sonoras e projeções das principais criações de Sérgio para o cinema, com a participação de seus filhos Marina Lufti e João Gurgel. O trio é acompanhado dos músicos Alexandre Caldi nos sopros e Diego Zangado na percussão.

Nesta turnê, Sérgio Ricardo, cantor, compositor, pintor e cineasta comemora seus 85 anos. Dirigido por Marina Lutfi, que é designer e cantora, o show apresenta as principais criações de Sérgio para o cinema, campo em que recebeu inúmeras premiações por trilhas sonoras inesquecíveis, como a de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, e de filmes próprios, como “A noite do espantalho”. Os pontos altos são de músicas que marcaram a história do cinema brasileiro, como “Esse mundo é meu”, com quem compôs a letra junto com  Ruy Guerra, “Cantador de cajazeiro”, que é a abertura de A noite do espantalho e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, a música pricipal do filme com o mesmo nome da música. Outros clássicos de Sérgio Ricardo também terão espaço, como “Zelão e Calabouço”.

A apresentação é acompanhada por projeções de trechos dos filmes, a maioria com fotografia de Dib Lutfi, o “homem-grua” do Cinema Novo, que faleceu em outubro de 2016. Dib era o irmão caçula de Sérgio Ricardo. A cuidadosa seleção das imagens foi feita pelo VJ Victor Magrath, editor dos últimos filmes de Sérgio, profundo conhecedor de sua filmografia.

Em seus filmes, a música assume um papel potencialmente narrativo, criando uma linha de envolvimento entre os personagens, a história e o público. É mais do que trilha, é praticamente um personagem dentro do enredo. Sérgio criou obras que provocam o público a sentir o cinema, o ouvirem cantar, e essa experiência será vivida neste “Cinema na Música”, que, em formato maior, tem circulado por todo o País. 

Serviço: O Centro de artes da UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, em Niterói. Sábado e domingo, às 20h. Preço: R$ 50 (inteira). Classificação: 10 anos. Telefone: 3674-7515.