NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Um olhar atento à música

Tulipa Ruiz

Divulgação

DJ Pedro

Divulgação

No sábado (19), o Centro Cultural Banco do Brasil sedia a primeira edição do ano do projeto “Madrugada no Centro – 2018/2019”, saudando São Sebastião e os 30 anos do CCBB com shows e DJs, ocupando o estacionamento do centro cultural, com sua programação surpreendente.

Completando cinco anos, o Madrugada no Centro se tornou um projeto de sucesso, sempre com um olhar atento para novos talentos. Com a curadoria de Daniela Paita, conquistou um público fiel, lotando todas as edições ao apresentar, em primeira mão, nomes como Larissa Luz, Liniker, Simone Mazzer, Dona Onette, Nega Gizza, Rico Dalasam, entre outros artistas, que tiveram seu talento reconhecido pelo público.

Com seu histórico de conquistas, o Festival Sonoro segue apostando na pluralidade musical, nos encontros de novos e consagrados artistas, sempre com uma temática por noite.

Nesta edição de janeiro, o festival aposta na MPB contemporânea, e inicia o ano com grupos que conquistaram o público tocando na rua, promovendo os encontros do Forró do Kiko com participações especiais de Tulipa Ruiz e Gabriela Riley, o Acarajazz com Cássia Raquel e a música negra do DJ Pedro Carneiro.

A programação começa às 22h, com o DJ Pedro Carneiro. Pedro, que também é artista visual e iluminador, é cria de base do Coletivo Quermesse e começou com eles a tomar gosto em colocar música na rua e fazer a galera dançar. Hoje em dia, como DJ, integra o “Trinca”, com os também DJs Montano e Eloy Vergara. Atua também como DJ residente no Projeto 111. Dentro da sua pesquisa musical, Pedro mistura música brasileira e a música negra universal.

Em seguida, acontece o show mais aguardado da noite. A partir de 0h30, o Forró do Kiko entra em ação com duas convidadas de peso: Tulipa Ruiz e Gabriela Riley. O grupo é reconhecido pela atmosfera psicodélica e sua sonoridade original. Além dos arranjos concebidos pelo diretor musical Kiko Horta, conta com instrumentistas expoentes da nova geração, que esquentam ainda mais o baile com momentos de improvisação.

“O repertório é composto por música brasileira cantada e instrumental de altíssima qualidade. Dominguinhos, Gonzagão, Sivuca, Hermeto Pascoal, Chico Buarque e Gilberto Gil são alguns dos homenageados. Também cantaremos as nossas composições autorais. As noites do Forró do Kiko são, tradicionalmente, um ponto de encontro de amigos, amantes da dança e música, e artistas da cena musical”, explica Kiko Horta, que ainda comenta as participações de Tulipa Ruiz e Gabriela Riley. 

Gabriela Riley

Divulgação

“Quando surgiu a oportunidade de tocar na Madrugada no Centro, pensamos logo em convidar a Tulipa. Ela é maravilhosa e canta muito bem. Acreditamos que ela e o grupo se combinam muito artisticamente. A Gabriela tem um som muito gostoso de ouvir, é calma, relaxante... Muito diferente do nosso arrasta-pé. Será uma mistura interessante pegar essa voz macia e a jogar numa sanfona”.

Para fechar a madrugada, às 2h30, é a vez da festa Acarajazz, convidando a cantora Cássia Raquel para agitar o público.

A festa nasceu de uma vontade de homenagear a Bahia e sua música e, sobretudo, mostrar a ponte cultural que existe entre o Rio e a Bahia. Desde sua criação, tem sido um sucesso absoluto de público. David Coelho, um dos fundadores da festa, conta como será a apresentação no Madrugada no Centro.

“Nesta edição, o Acarajazz preparou uma formação especial. O DJ Eppinghaus vai garantir a sonzeira da pista apresentando suas pedradas, que passeiam por sons da música brasileira, latina e africana. O conjunto de jazz Bondesom preparou um setlist recheado de releituras próprias de grandes clássicos de mestres da música baiana como ‘Realce’, ‘Brilho de Beleza’, ‘Suingue da Cor’, ‘Luz de Tieta’ e ‘Odara’, entre muitas outras. Ainda teremos o prazer de receber a Cássia Raquel”, adianta. 

 O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro. Sábado, às 22h. Preço: R$30 (inteira). Capacidade: 1000 pessoas. Classificação: 18 anos. Telefone: 3808-2000.

Scroll To Top