NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Ação e inclusão pelo esporte

Crianças de diversas idades praticam o Windsurf em Niterói, através de diversas iniciativas, como da atleta Christina Mattoso , campeã brasileira de Widnsurf Slalom

Divulgação

A Associação de Windsurf de Niterói (AWN / Windnit), em parceria com o  Projeto Contra-Turno AVANTE, realiza no dia 24 de abril (de 13h30 às 16h30) um evento de atividades esportivas na Guarderia-Escola de Windsurf em Camboinhas.

Os professores velejadores e surfistas voluntários da Guarderia (inclusive a niteroense campeã brasileira de Widnsurf Slalom, Christina Mattoso) darão aulas de caiaque, wind-surf,  stand-up paddling (SUP), surf e atividades educativas ambientais para 20 crianças do Projeto AVANTE. As aulas deverão ser dadas na praia de Camboinhas e na Lagoa de Itaipu, próximo ao canal com a praia. 

A AWN, em parceria com Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET/INEA), implantou em 2017 essa Guarderia-Escola de Windsurf no Núcleo Náutico do PESET, localizado em Camboinhas.

Dentre os programas que estamos realizando no Núcleo Náutico, está a organização de eventos para recebermos crianças e jovens de escolas públicas e de organizações sem fins lucrativos, para, através de nossos velejadores, surfistas e outros voluntários e instituições parceiras (como o INEA e o Museu de Arqueologia de Itaipu), trabalhar com essas crianças e jovens a integração da prática de esportes náuticos não motorizados com a conservação do ambiente e sensibilização sobre o Patrimônio cultural de Niterói, especialmente os sítios arqueológicos de Itaipu e Camboinhas. 

Durante o evento do dia 24/04, a AWN estará recebendo as 20 crianças do Projeto AVANTE, que têm de 7 a 11 anos, e são moradoras de 4 comunidades de Niterói (Grota, Castelo e Igrejinha) Projeto AVANTE, que funciona em São Francisco (Niterói), é uma iniciativa apoiada integralmente pela Igreja Presbiteriana Betânia de São Francisco visando dar continuidade ao trabalho com as crianças formadas na Creche Betânia e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Projeto – O AVANTE reúne 40 crianças de 6 a 11 anos, de segunda à sexta, nos turnos manhã e tarde. Todas usufruem de aulas dadas, em grande parte, por voluntários e duas refeições por turno, além de passeios (museus e outras instituições culturais) e atividades de “outdoor” como caminhadas/trilhas em Unidades de Conservação (parques, reservas, etc.) e atividades esportivas como esta do dia 24/4 que está sendo oferecida pela Associação de Windsurf de Niterói. 

Scroll To Top