NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Atrações esportivas em alta em Niterói

Celeiro de talentos para o esporte local, o Circuito ASN de Surfe terá uma edição nesta temporada apoiando o surgimento de novos talentos da modalidade

Foto: Divulgação / Cleon Medeiros

A cidade de Niterói, que conta com um relevo invejável e praias de tirar o fôlego, entrou definitivamente para a história do esporte mundial. Depois do sucesso de se consagrar em 2016 como a capital da vela durante a III Copa Brasil de Vela, em Charitas, que reuniu delegações de 42 países, além dos principais velejadores do mundo no maior evento de vela já realizado na história do Brasil, o Município abre, a partir do próximo dia 27, a temporada esportiva de 2017 com o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, o Superpraia, que elege os melhores dos melhores. Mais uma vez grandes craques do esporte estarão reunidos na Praia de Icaraí.

O Beach Tennis vem ganhando cada vez mais espaço nas areias de Niterói e terá a cidade como palco da Copa Brasil

Foto: Divulgação

Os eventos esportivos na cidade não param por aí e delegações de países como França, Holanda, República Tcheca, Aruba, Venezuela e Japão visitarão a cidade ao longo do ano, disputando diversas categorias e modalidades esportivas.

Entre os dias 5 e 7 de maio mais de 500 atletas de 11 países participarão da Copa Rio Beach Tênis, maior competição do esporte da história do Estado do Rio de Janeiro. A Praia de Itacoatiara receberá em menos de dois meses os circuitos de Surf e o Itacoatiara Pro VI – Campeonato Mundial de Bodyboard, onde mais uma vez cerca de 150 atletas de várias partes do mundo competirão na cidade.

“Niterói já tem como característica ser um celeiro de craques. Eventos esportivos são importantes, pois além de projetarem a cidade internacionalmente geram impacto econômico positivo para o município e atraem os olhos para a descobertas de novos talentos. Por isso estamos incentivando projetos que envolvam esportes, como Caça Talentos, que estimula os jovens ao esporte, e o Motivação, que são diversas modalidades a cada último final de semana do mês, realizadas nos bairros. Então, os eventos estão aí e isso é muito bom”, diz Carlos de Freitas Gallo, secretário de Esporte e Lazer do Município. 

Vôlei – A temporada esportiva do ano abre nas areias de Icaraí que receberá grandes craques do vôlei brasileiro para a final  do Brasileiro de Vôlei, o Superpraia que acontece do dia 27 a dia 30 de abril. A arena já começa a ser montada na praia de Icaraí para receber as 14 melhores  equipes do feminino e do masculino.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) abriu votação do prêmio Craque da Galera do Circuito Brasileiro 2016/17. A eleição ocorre até o dia 26 de abril, e a entrega da premiação será realizada durante o Superpraia. Dentre os atletas que estão disputando o prêmio Craque da Galera, estão os niteroienses Márcio Tschaffon Gaudie Ley e Rachel Nunes.

Aos 17 anos Márcio deixou os jogos de futebol e começou a disputar campeonatos locais em Niterói e Rio de Janeiro. O niteroiense, entre outras premiações, tem os títulos de vice-campeão da terceira etapa do Rio de Janeiro (RJ) do Circuito Banco do Brasil Nacional 2015/2016, prata na etapa da Bolívia do Circuito Sul-Americano 2015/2016 e terceiro colocado da etapa de Buenos Aires (Argentina) do Circuito Sul-Americano 2014 além de vice-campeão mundial sub-23 em 2013.

Do alto dos seus 1,82m a niteroiense Raquel Nunes, que aos 12 anos começou a jogar em Niterói e passou para o Clube de Regatas do Flamengo, chegou a participar da seleção de base e foi campeã brasileira na categoria infantil. Voltou para o Brasil com o objetivo de estudar e entrou na Marinha em 2010. Foi quando retornou ao Vôlei de Praia. A niteroiense é vice-campeã da etapa de João Pessoa do Circuito Nacional do Banco do Brasil Nacional 2016/2017, campeã da etapa de Coquinho (Chile) do Circuito Sul-Americano 2015/2016 e Terceira colocada do Superpraia 2016 (João Pessoa) entre outros títulos.

Beach Tennis – Atletas de diversas partes do mundo estarão em Piratininga.  Durante a Copa Rio Beach Tênis, moradores e turistas poderão assistir às partidas e ainda ver de perto os melhores do mundo no esporte, entre eles carioca Joana Cortez, e a catarinense Rafaella Miiller, que participarão da competição. Também estarão presentes o maior campeão da história do esporte, o italiano Alex Mingozzi, o ex-número 1 mundial, o carioca Vinicius Font, que formou parceria com Mingozzi quando liderou o ranking em 2014/2015. 

Praias niteroienses receberão Circuito de Surfe

A trigésima sétima edição do Circuito ASN de Surfe em Itacoatiara começa no dia três de junho e promete fortes emoções. O campeão do ranking da categoria Open ganhará como prêmio 10 dias de hospedagem no Hidden Bay Resort, no paradisíaco arquipélago das Ilhas Mentawai, na Indonésia. Já o campeão da etapa ganhará um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia, em Ubatuba.

A Associação de Surfe de Niterói realiza seu circuito anualmente desde a sua fundação em 1980. As competições na praia de Itacoatiara atraem atletas da maioria das cidades litorâneas do Estado, como São João da Barra, Campos, Macaé, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Rio de Janeiro e Paraty, além de contar com a presença de surfistas do norte ao sul do Brasil.

O circuito principal oferece as categorias Open, Master (Acima de 35), Junior (Sub-18), Mirim (Sub-16) e Iniciante (Sub-14). A partir de 2007 a associação também passou a organizar o Circuito ASN Nova Geração. Os melhores surfistas de até 14 anos são divididos em Iniciante (Sub-14), Infantil (Sub-12), Petit (Sub-10), Pré-Petit (Sub-8), Escolinha Feminino e Escolinha Masculino.

Mesmo com a presença de muitos visitantes, os surfistas niteroienses pretendem fazer valer o conhecimento local para levar vantagem nas disputas. Guilherme Sodré, campeão Open em 2014, pretende voltar para a Indonésia e Floriano Pinheiro vem treinando muito em busca da sua primeira vitória. Danilo de Souza, Paulo Renato, Valentino Belga, Pedro Henrique Canero e Caio Knappi são os principais representantes da cidade nas categorias de base.

A ASN anuncia duas importantes novidades para este ano. O circuito principal será móvel para atender um antigo anseio dos competidores niteroienses. 

Scroll To Top