Bandeira verde para a Fórmula 1

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mercedes e Ferrari prometem disputar cada volta nesta temporada. Equipes se revezaram durante os treinos da pré-temporada no circuito da Catalunha, em Barcelona. Outras equipes podem surpreender durante o ano.

Foto: Divulgação

A temporada de 2017 da Fórmula 1 começa na madrugada de domingo (26), com o Grande Prêmio da Austrália, no Circuito de Albert Park, em Melbourne. Apesar de não ter se passado muito tempo desde o fim do último campeonato, diversas coisas mudaram na categoria, o que poder fazer com que a atual disputa seja mais equilibrada e emocionante.

Em 2016, a Mercedes dominou completamente o Mundial. Das 21 corridas disputadas, a equipe alemã venceu 19, sendo dez com Lewis Hamilton e nove com Nico Rosberg, que se sagrou campeão pela primeira vez na carreira, decidindo aposentar-se cinco dias depois do título. Para esta nova temporada que está prestes a começar, a disputa entre as escuderias promete ser mais acirrada, sem que um único time se sobressaia. A intenção é voltar a deixar a Fórmula 1 mais competitiva, visto que os índices de audiência da categoria vêm caindo 

Para a temporada de 2017, a Fórmula 1 decidiu alterar as regras aerodinâmicas da categoria, buscando um campeonato mais equilibrado. Além disso, as alterações podem fazer com que os pilotos ganhem cinco segundos por volta, deixando a F1 mais rápida e, consequentemente, mais interessante para os fãs ao redor do mundo. Dessa maneira, uma das mudanças realizadas foi a volta da “barbatana de tubarão” e da asa dupla, que trazem mais aderência nas curvas e, com isso, maior velocidade.

Além disso, também ocorreram alterações nos pneus, que ficaram mais largos e resistentes, o que trará mais estabilidade ao piloto e ao carro, já que a aderência será aumentada. Dessa maneira, o tempo será diminuído quando comparado ao modelo usado em 2016, por exemplo, fazendo curvas com maior velocidade, além de poder diminuir o número de paradas nos boxes, já que a resistência será maior.

A pré-temporada da Fórmula 1 em 2017 foi dividida em dois testes, sendo o primeiro de 27 de fevereiro a 2 de março, e o segundo de 7 a 10 de março, ambos no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Nos treinos antes do início oficial do campeonato deste ano, foi possível notar os reflexos da mudança do regulamento, visto que os carros mostraram-se rápidos.

Aliás, os testes em Barcelona evidenciaram que duas equipes começarão fortes o Mundial em 2017: Mercedes e Ferrari, que se alternaram no topo em sete dos oito dias da pré-temporada. O único que liderou um treino que não tenha sido de ambos os times foi Felipe Massa, da Williams.