Botafogo foge dos cálculos na luta pela vaga da Libertadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Técnico Jair Ventura lembrou as dificuldades na pré-Libertadores desse ano

Foto: Vitor Silva/ SSPress/ Botafogo

O Botafogo está na sexta colocação do Campeonato Brasileiro com 48 pontos conquistados, e nesta sexta (3) estaria na fase preliminar da Copa Libertadores. Porém, no clube, ninguém esconde que o desejo é de se garantir diretamente na fase de grupos do torneio continental. Os matemáticos projetam cerca de 63 pontos para que esta meta seja atingida. Mas o número de pontos pode ser bem menor se, por exemplo, Grêmio ganhar a Libertadores deste ano e Flamengo conquistar a Copa Sul-Americana. Essas duas conquistas brasileiras tornariam o G-6 um G-9, por exemplo.

Ciente de que isso tudo pode mudar, os jogadores do Botafogo fogem da Matemática na luta pela classificação.

“Sabemos como foi complicado disputar e passar pela fase preliminar da Libertadores. Como isso custou muito no começo do ano. Portanto, é por isso que queremos muito a classificação diretamente para a fase de grupos. O Botafogo tem condições para isso, mas hoje acho complicado fazermos projeções. Falo isso porque tem clubes envolvidos em outras disputas e que podem abrir mais opções. Se Grêmio ganhar a Libertadores, por exemplo, hoje poderíamos nos considerar na zona direta. Mas isso pode mudar. O importante é pensarmos jogo a jogo”, disse o treinador Jair Ventura.

Nas fases preliminares da Libertadores deste ano, o Botafogo primeiro eliminou o Colo-Colo, vencendo em casa por 2 a 1 e se garantindo com um empate por 1 a 1 no Chile. Na segunda etapa, trocou vitórias por 1 a 0 com o Olimpia do Paraguai e se garantiu com uma exibição de gala do goleiro Gatito Fernández na disputa de pênaltis. O paraguaio não quer repetir o drama. 

Reforço? – O Botafogo poderá contar novamente com o reforço do meia Montillo. O chileno, que cogitou aposentadoria, tem trabalhado para voltar a jogar e já anunciou que o Glorioso poderia ser um dos destinos. A diretoria alvinegra monitora a situação e em breve poderá anunciar novidades quanto ao destino do atleta.