Caminho aberto para novos velejadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Competição, que aconteceu em Ilha Bela, litoral paulista, revelou diversos atletas das mais variadas categorias

Aline Bassi/Divulgação

Em sua 47ª edição, o Campeonato Brasileiro de Optimist encerrado nesta terça-feira, dia 15, abriu a porta de entrada para uma nova geração de promissores velejadores do Brasil. Gabriela Vassel (categoria feminina) e Gustavo Glimm (masculina) foram os campeões da classificação geral.

Mas a competição, disputada ao longo da última semana na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, também teve como destaque a vitória de Erik Scheidt, filho do bicampeão olímpico Robert Scheidt, na Copa Brasil de Estreantes, e a realização de ações especiais da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para estimular o desenvolvimento dos atletas.

“Este é um evento muito importante, já que aqui temos a formação e detecção de novos talentos. A CBVela promoveu várias ações importantes, como o projeto ‘Conhecendo Novas Velas’ e uma palestra do Robert Scheidt e do Bruno Prada, ídolos do esporte e medalhistas olímpicos e mundiais, contando sua experiência no desafio de enfrentar uma campanha olímpica. Além disso, pude acompanhar as regatas na água, analisando e avaliando os velejadores que provavelmente vão participar dos campeonatos internacionais de Optimist este ano”, afirmou Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem.

Com dias de sol forte e calor intenso em Ilhabela, o Brasileiro de Optimist foi disputado em boas condições de vento, testando os 220 velejadores inscritos no total. Os primeiros vencedores foram definidos no dia 11. Na competição por equipes, o título ficou com o Rio de Janeiro 1, formado por Bernardo Martins, Diogo Petersen, Pedro Muricy e Joana Gonçalves, atletas do Iate Clube do Rio de Janeiro. Erik Scheidt foi campeão da Copa Brasil de Estreantes, ficando no topo da classificação geral com apenas 7 pontos perdidos, pela Flotilha Borrachudo, de Ilhabela. Marina Uegama (Yacht Club Santo Amaro) foi a primeira entre as meninas estreantes.

A competição individual geral do Brasileiro de Optimist só terminou nesta terça-feira, com a última regata e a cerimônia de premiação. Gustavo Glimm (Veleiros do Sul) e Gabriela Vassel (Ilhabela) garantiram o título por antecipação e subiram no lugar mais alto do pódio.

“Foi um campeonato muito legal, disputado, e ficou mais difícil quando a flotilha foi dividida em ouro e prata, mas o que importa é se divertir. Estive em Ilhabela para o Campeonato Paulista, em dezembro, e pude aprender um pouco sobre a raia”, disse Gustavo Glimm.