Decisão para o bodyboard estadual

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A última etapa do circuito estadual de bodyboard promete muita técnica para executar belas manobras nas pesadas ondas da Praia de Itacoatiara

Foto: Divulgação

O final de semana será de muito bodyboarding na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Nesse sábado (26) será a vez dos profissionais, com o Circuito Estadual Profissional, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e chega a sua 4ª etapa e já pode definir alguns campeões, já amanhã, será a vez dos Masters duelarem nas tradicionais ondas de Itacoatiara.

A previsão de ondas é favorável, após o adiamento do evento por conta da tempestade “Deni”, no final de semana passado, um novo swell de proporções médias se aproximou do litoral ontem e promete manter boas ondas em todo final de semana, deixando o palco perfeito para que os melhores atletas do estado do Rio mostrem um show de radicalidade.
O Kamona Bodyboarding Challenge é a penúltima etapa do Tour 2016.

O circuito começou em Campos, passou por Macaé, Rio das Ostras e agora chega a Itacoatiara, uma das melhores ondas do Brasil e do mundo para a prática do Bodyboarding. Entre os profissionais o duelo segue intenso, Lucio Santana lidera com pouquíssima vantagem sobre Dionatan Barroso e o resultado de Itacoatiara pode dar rumo à briga pelo título de Rei do Rio em 2016. Entre as mulheres, Maira Viana reina absolta, atual tricampeã do estado ela segue invicta em 2016 e já poderá conquistar o título em Itacoataiara, será seu tetracampeonato estadual na profissional feminino. Quem também domina sua categoria, mas que não participará do Kamona Challenge é o atual bicampeão mundial Pro Jr. Sócrates Santana, com isso a decisão de título ficará para a última etapa em Arraial do Cabo.

O evento contará com sistema de julgamento informatizado, o que é ótimo para os atletas e também para o público, que poderá acompanhar as notas a cada onda surfada, desta forma aprendendo e se envolvendo mais com o esporte. Os atletas niteroienses se inscreveram em peso e o público local poderá lotar a praia para torcer pelos atletas da casa.

A atleta niteroiense Paola Simão, que participará da etapa profissional, falou sobre a expectativa para disputar a competição niteoroiense.  “A expectativa é boa, temos previsão de ondas boas com um bom tamanho! Espero que as previsões não mudem ate o sábado para que tenhamos uma disputa emocionante”, disse a atleta, destacando o alto nível do torneio em Itacoatiara. “O circuito estadual sempre é muito forte, é considerado tão bom quanto o circuito Brasileiro (escasso nos últimos anos), mas sempre atrai os melhores atletas do país, isso faz com que o nível dos atletas seja cada vez mais profissional e a competição cada vez mais acirrada”, disse.

Ela ainda relatou qual a tática para conseguir o título da etapa niteroiense “A tática é ficar calma e tentar dar o meu melhor. Aproveitar que voltei do México esse mês e consegui treinar bastante (contando que acho o potencial das ondas lá bem parecido com o de Itacoatiara)”, contou.Paola Simão ainda enateceu o fato da etapa do estadual fomentar o esporte feminino.