Hamilton larga na frente em Monza

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O alemão Sebastian Vettel contará com a torcida dos fãs da Ferrari em Monza, na Itália, para manter a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado foi realizado o treino classificatório para o Grande Prêmio da Itália, 13ª etapa da temporada de 2017 da Fórmula 1. Após a chuva atrapalhar o último treino livre, as condições climáticas em Monza voltaram a ser um problema. Duas horas e 40 minutos depois da hora inicial programada, os carros foram à pista, e o mais rápido foi Lewis Hamilton, da Mercedes. O Grande Prêmio da Itália será realizado neste domingo, às 9 horas (de Brasília). 

A segunda colocação ficou com Max Verstappen e a terceira com Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull. Contudo, ambos sofreram punições e largarão na parte final do grid. Com isso, o canadense Lance Stroll, da Williams, se garantiu na segunda colocação, após ótima atuação durante o treino.

Já a Ferrari, apesar de correr em casa, não teve uma boa atuação. Kimi Raikkonen foi apenas o sétimo, enquanto Sebastian Vettel, líder do campeonato, foi o oitavo. O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, o nono. Os três pilotos, entretanto, ainda ganharão duas colocações por conta da punição aos pilotos da RBR.

Ainda acontecerão mudanças na classificação, já que outros quatro pilotos também sofreram punições e perderam posições no grid de largada. São eles: Fernando Alonso, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer.  

Assim como no último treino livre, o Q1 começou com intensa chuva. Pouco menos de cinco minutos depois do início da sessão, o francês Romain Grosjean, da Haas, admitiu que não conseguia enxergar nada enquanto fazia sua volta. Pouco depois, saiu da pista e bateu no mundo, fazendo o treino ser interrompido. Antes disso, Valtteri Bottas, da Mercedes, já havia aquaplanado e escapado do trajeto.

Com bandeira vermelha na pista, o treino classificatório foi interrompido. As ações foram reiniciadas duas horas e quarenta minutos depois, e Valtteri Bottas cravou o melhor tempo da primeira sessão. Por sua vez, ficaram pelo caminho Kevin Magnussen, Jolyon Palmer, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein e Romain Grosjean. 

As condições da pista melhoraram, e os pilotos conseguiram usar pneus intermediários. Quem chamou a atenção foi Lewis Hamilton, que baixou o tempo de seu companheiro e andou na casa de 1min34s. Outro destaque foi o canadense Lance Stroll, que avançou à última fase do treino deixando a Williams com o quinto melhor tempo.

Sergio Perez, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Daniil Kvyat e Carlos Sainz fizeram os cinco piores tempos na sessão e não conseguiram avançar ao Q3. 

A chuva voltou a atrapalhar o treino classificatório nos 12 minutos finais. Com uma volta perfeito no último minuto, Lewis Hamilton garantiu o melhor tempo e largará pela oitava vez na temporada na primeira colocação e a 69ª na carreira, tornando-se o piloto com mais pole positions.

Verstappen e Ricciardo tiveram boas atuações e terminaram em segundo e em terceiro, respectivamente. Contudo, como sofreram punições, quem largará ao lado de Hamilton será Stroll. Massa foi o nono, mas sairá em sétimo, beneficiado pela perda dos lugares dos pilotos da RBR.

Punições - A prova deste domingo será marcada por quatro pilotos recebendo penalidades no grid de largada em função de ultrapassarem o limite de trocas de equipamento, conforme estabelece o regulamento técnico da F1. Daniel Riccardo e Max Verstappen, da Red Bull, perderão 20 e 15 posições, respectivamente. Carlos Sainz, da Toro Rosso, perderá 10 posições, enquanto Fernando Alonso, da McLaren, será o mais prejudicado, com 35 posições. A largada para o GP da Itália está programada para as 9 horas da manhã deste domingo, no horário de Brasília.