Iris Tang fatura a prata em torneio de taekwondo em Dubai

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A atleta brasileira de taekwondo Iris Tang Sing ficou com a medalha de prata no 4º Furjairah Open, disputado esta semana em Dubai. Esta foi a primeira competição internacional de Íris este ano, após se classificar antecipadamente para os Jogos Olímpicos do Rio, na categoria até 49kg.

“Fui para Dubai com a obrigação de lutar bem, mas não de conquistar medalha, pois estamos só no início da preparação para a Olimpíada”, disse Íris. “Achei o resultado muito positivo”.

A atleta e seu treinador, Diego Ribeiro, embarcam nesta semana para o Egito, onde participam do Luxor Open, de 4 a 6 de março.

“Depois de um ano bastante pesado em busca da classificação olímpica, Íris esteve de férias de dezembro a janeiro. Nesta sexta-feira (26), ela está apenas com 60% de sua capacidade, mas já conseguimos aplicar em Dubai algumas técnicas que estamos aperfeiçoando para a Olimpíada.”, diz Diego Ribeiro.

Com a medalha de prata, Íris Tang Sing somou mais 12 pontos no ranking olímpico, no qual ocupa a 5ª posição. Para chegar à conquista em Dubai, ela superou as atletas Tulepbergenova Marzhan, do Cazaquistão, e Kosimova Zariya, do Usbequistão. Ambas ainda buscam vaga na Olimpíada. Na final, Íris enfrentou a tailandesa Panipak Wongpattanakit, que também disputará os Jogos do Rio.

Íris Tang Sing e Diego Ribeiro são radicados em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, onde mantém um projeto social em parceria com a Prefeitura local, com aulas gratuitas de taekwondo para 70 crianças e jovens de escolas públicas municipais. Entre os alunos de Diego, há dois integrantes da Seleção Brasileira, e alguns atletas que já conquistaram títulos brasileiros e estaduais. 

Tecnologia – O taekwondo pode ser um esporte de origens milenares, mas se adaptou à modernidade como nenhum outro. Pontuação automática, vídeo e replay. 

A tecnologia já está integrada à competição e divide a responsabilidade com árbitros para garantir embates justos para atletas e torcedores. Encerrado neste domingo (21) o Torneio Internacional de Taekwondo trouxe para dentro da Arena Carioca 1 as últimas novidades da arte marcial coreana para os Jogos Olímpicos, que incluem um novo formato de área de competição e mais tecnologia no sistema de pontuação: agora, até os protetores de cabeça vêm equipados com sensores eletrônicos.