Liverpool e Roma abrem as semifinais

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O atacante egípcio Salah é a principal arma do Liverpool para o duelo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, contra a Roma, em Anfield Road

Foto: Divulgação

Em um duelo entre dois azarões se for levado em consideração prognósticos antes da competição, Liverpool e Roma começam a duelar nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira, às 15h45(de Brasília), no Estádio Anfield, em Liverpool, na Inglaterra. Ambos surpreenderam, principalmente nas quartas de final. Os romanos protagonizaram a maior zebra do torneio até aqui, pois, após serem goleados pelo Barcelona na Espanha por 4 a 1, deram o troco como mandantes, aplicando 3 a 0 no time catalão. Já os Reds despacharam o Manchester City em duelo inglês, ganhando por 2 a 1 fora de casa, após terem feito 3 a 0 e encaminhado a classificação no choque de ida.

O bom desempenho do Liverpool diante do Manchester City, por sinal, serve de exemplo para o terceiro colocado do Campeonato Inglês. A ordem do técnico Jürgen Klopp é se impor dentro de casa e ter mais tranquilidade na partida de volta, prevista para o dia 2 de maio no Estádio Olímpico, em Roma.

“Nós conseguimos um futebol muito eficiente nas fases anteriores, principalmente quando tivemos a personalidade suficiente de nos impormos como mandantes, como aconteceu diante do Manchester City. É isso que devemos colocar em prática diante da Roma”, disse Jürgen Klopp.

Já pelo lado da Roma, o técnico Eusebio Di Francesco conseguiu colocar na cabeça de seus atletas a expectativa de um confronto marcado pelo equilíbrio. Ele prega o total respeito ao adversário. 

“Acredito em semelhanças entre os dois times, que eliminaram na fase anterior equipes teoricamente apontadas como mais fortes e favoritas. Isso foi possível, especialmente no nosso caso, pois entendemos as nossas limitações, respeitamos nosso oponente e atuamos no nosso limite. Tenho convicção de que podemos ir mais longe se seguirmos nesta estratégia”, disse o volante Daniele De Rossi, líder em campo do elenco da Roma, que no Campeonato Italiano luta por uma vaga para voltar justamente a Champions League.

As duas equipes vão manter a base das quartas de final. O Liverpool aposta no talento do egípcio Mohamed Salah, que forma um trio de ataque infernal com Sadio Mané e Roberto Firmino, este nome certo na lista do técnico Tite para a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo a partir de junho na Rússia.

Pelo lado da Roma um dos pilares do time é o goleiro brasileiro Alisson, titular do Brasil de Tite. Além da liderança de De Rossi, a equipe tem ainda o oportunismo do artilheiro bósnio Edin Džeko.

As duas equipes acumulam alguns encontros históricos em torneios continentais. No dia 30 de maio de 1984 se enfrentaram na final da Liga dos Campeões da Europa. Naquela ocasião os times empataram por 1 a 1. Phil Neal abriu o placar para os ingleses, mas Roberto Pruzzo decretou a igualdade. Nos pênaltis, os ingleses ganharam por 4 a 2. As duas equipes duelaram ainda na quarta fase da Liga Europa de 2001, com os romanos dando o troco e avançando com triunfo por 2 a 0 em casa, após derrota por 1 a 0 na Inglaterra. Já em 2002, pela fase de grupos da Champions League, o Liverpool ganhou em casa por 2 a 0, após empate sem gols na Itália.