Para especialistas, Vettel é último entre os top 10 na Austrália

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Mesmo subindo ao pódio pela centésima vez, o desempenho do alemão Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Austrália não convenceu os especialistas da Fórmula 1. Isso porque o tetracampeão apareceu na última posição da avaliação feita pelo site oficial da categoria, que leva em consideração a performance de cada piloto, a cada disputa. A lista foi divulgada nesta quarta-feira.

“Alguns podem estranhar que o vencedor da corrida esteja tão longe no ranking, mas isso mostra a força dos rivais de Sebastian Vettel em Melbourne”, justificou a publicação. “Ele admitiu que errou na qualificação e não conseguiu igualar o ritmo de seu colega de equipe Kimi Raikkonen. Vettel também aproveitou a oportunidade que o carro de segurança virtual deu e não cometeu nenhum erro depois disso”, destacou.

A nova funcionalidade para 2018 avaliou o dinamarquês Kevin Magnussen como melhor piloto na Austrália.  “Ele não cometeu nenhum erro durante todo o final de semana em Malbourne”, defendeu o texto da F1. Magnussen largou em quinto, mas não concluiu a prova depois de erro da Haas no pit stop.

Favorito para vencer a corrida após as sessões de treinamento e classificação, Lewis Hamilton foi o segundo colocado na avaliação do time de especialistas. O grupo ainda defendeu que o britânico só perdeu a ponta devido à tecnologia: “obviamente, não era culpa dele, que até então tinha dirigido sem falhas”.

Na lista, o tetracampeão da categoria foi seguido pelo espanhol Fernando Alonso, pelo filandês Kimi Raikkonen e pelo francês Romain Grosjean. O ranking segue com o monegasco Charles Leclerc, o australiano Daniel Ricciardo, o alemão Nico Hulkenberg e o sueco Marcus Ericsson. 

Motores - A Fórmula 1 está próxima de sofrer uma profunda mudança em seu regulamento para a temporada de 2021. Atualmente, a categoria é regida por um acordo denominado Pacto de Concórdia, que vence em 2020. Assim, com a intenção do Liberty Media de baratear os custos e incentivar a entrada de novas equipes e fabricantes de motores, A FIA vai negociar com os times um novo Pacto.

A Renault, que além de ter uma equipe própria, ainda fornece suas unidades de potência para McLaren e RBR, está preocupada com um possível aumento nos custos e propôs que haja um congelamento no desenvolvimento dos atuais motores nos próximos dois anos.