O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Consórcio Maracanã S/A recuperaram as peças da Calçada da Fama do Maracanã. O acervo de pegadas de craques do futebol foi localizado, em janeiro, por uma força-tarefa. As peças estavam acondicionadas de forma inadequadas e divididas em seis salas do Maracanãzinho. Todos os 73 itens serão restaurados e exibidos no programa de Tour do Estádio até o início da Copa América.
"Assim que tomamos conhecimento do histórico do acervo, iniciamos um diálogo com o Maracanã para devolver ao público uma parte importante da história do estádio. A memória do esporte é um patrimônio brasileiro, nossos heróis merecem ser exaltados", disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude abriu uma sindicância para investigar quais peças estavam desaparecidas. Em seguida, o acervo foi catalogado. Também foi realizado um diagnóstico, que levantou quais peças precisariam de restauro e quais estavam prontas para exibição.
"Nossa expectativa é de recuperar todas as peças que foram para a restauração. Dessa forma, além de preservar a memória do Maracanã e dos ídolos do esporte, melhoramos a experiência de quem visita o estádio seja para assistir aos jogos, conhecer o Tour ou participar de eventos ou shows", contou Mauro Darzé, diretor-presidente do Maracanã S/A.
Sindicância - A sindicância, concluída nesta sexta-feira (15/2), revelou que desde 2010 a Calçada da Fama sofreu com a falta de zelo da administração pública. Durante as obras de preparação do estádio para a Copa do Mundo, as peças foram retiradas e armazenadas de forma inadequadas em salas do Ginásio. Depois deste período, outros órgãos ocuparam o Maracanãzinho, dificultando o acesso da Suderj e do Consórcio e alterando os locais de armazenamento do acervo histórico da Calçada da Fama do Esporte.
"Estamos muito felizes por devolver esse acervo para a população. É a história do nosso esporte, da nossa paixão nacional. Entendemos que esporte é a ponte que agrega outros valores importantes, como educação, turismo, saúde e até mesmo a segurança pública", explicou Felipe Bornier.
Peças da Calçada da Fama do Maracanã são recuperadas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura