Cerca de 40 alunas participaram ontem da aula inaugural do projeto Empoderadas, no Centro de Referência da Juventude, em Manguinhos. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude como forma de combater e evitar as agressões sofridas por mulheres. Tendo como pilar a independência, a segurança e o esporte, o curso oferece aulas práticas de defesa pessoal e workshops sobre os direitos e as leis de proteção de gênero.
“O Rio de Janeiro tem índices alarmantes de violência doméstica e estamos trabalhando para que essa situação mude. A segurança é uma pauta muito importante, e o esporte e a defesa pessoal ajudam as mulheres a se protegerem. O projeto foi desenvolvido como um meio de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres e ao assédio sexual. Sendo, principalmente, uma forma de empoderar, através do esporte e da consciência das leis de proteção”, conta Felipe Bornier, secretário de Esporte, Lazer e Juventude.
O programa é totalmente voltado para mulheres (cis, lésbicas e trans), dos 14 anos até a terceira idade. A iniciativa partiu da pasta de fomento à Juventude e do secretário, e ganhou uma aliada de peso, a lutadora de jiu-jitsu e MMA Erica Paes. Atuante na causa de combate à violência de gênero, Erica trouxe sua expertise e ajudou a desenvolver o programa.
Projeto Empoderadas é lançado em Manguinhos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura