Rafael Nadal vence e chega às semifinais do US Open

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O espanhol Rafael Nadal segue em grande fase nesta temporada, e chegou à semifinal do Aberto dos Estados Unidos

Foto: Divulgação / US Open

Foi necessária 1h39 para que Rafael Nadal batesse o russo Andrey Rublev na disputa das quartas de final do Aberto dos Estados Unidos. O jogo foi vencido em três sets diretos, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/2. Com o resultado, o espanhol volta à semi do torneio norte-americano depois de quatro anos e soma sua terceira semifinal de Grand Slam da temporada.
No primeiro set, Rublev fazia jogadas apressadas e errou com frequência, enquanto Nadal, do outro lado da quadra, fez bons lances, tirando o ritmo do russo. O espanhol não confirmou um de seus serviços, entretanto, quebrou o rival em três oportunidade e marcou quatro pontos consecutivos.

O número 53 do mundo começou o segundo set com mais firmeza, mas não evitou a quebra do serviço, que veio no quinto game. Nadal errou bastante na segunda parcial, mas com volume de jogo superior, fechou o a parcial em 6 a 2.

No set decisivo, o número um do mundo começou quebrando Rublev, que não conseguiu se impor sequer com o saque a favor. Os dois confirmaram os três games seguintes, até o 53 do mundo perder o serviço novamente. Aos 19 anos, o russo não conseguiu evitar a derrota e o jogo terminou em 6/2.

Na próxima disputa, Nadal joga contra quem se der melhor no embate entre o suíço Roger Federer e o argentino Juan Martín Del Potro, que se enfrentariam na noite de ontem após o fechamento desta edição. 

Feminino – Na luta por vaga nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos, a tcheca Karolina Pliskova foi derrubada pela dona da casa Coco Vandeweghe em dois sets diretos. O embate na quadra norte-americana durou 1h37 e terminou com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3.

O resultado não tira apenas a chance da tcheca de lutar pelo título do US Open. Pliskova perde também a ponta do ranking para a espanhola Garbine Muguruza, que sobe de posição. Depois de confirmar seu primeiro game, a tcheca errou e deixou a rival marcar três pontos consecutivos. Na vantagem, Vandeweghe deu pouca margem a Pliskova. Mesmo assim, a atual número um conseguiu empatar e forçou o tie-break. No desempate, ela perdeu o primeiro serviço e deixou a 22ª no ranking garantir o ponto necessário para a vitória no primeiro set, ainda no início da parcial. A norte-americana se manteve na liderança em todo segundo período.  Ela chegou a sacar em 3/1 e, apesar de ter perdido um serviço, conseguiu quebrar a tcheca duas vezes para garantir o placar de 6 a 3.