São Paulo recebe o Rio Claro para afastar a crise do Morumbi

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O São Paulo finalmente promoverá a estreia do uruguaio Diego Lugano. Após quase um mês treinando no CCT da Barra Funda, o uruguaio recebeu aval da comissão técnica e irá para a partida contra o Rio Claro, às 17 horas deste domingo, no estádio do Pacaembu. Além da volta do ídolo ao time tricolor, o duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista marcará o reencontro dos jogadores com a torcida. Essa será a primeira oportunidade para o elenco mostrar que a derrota por 1 a 0 para o Strongest, na última quarta-feira, não atrapalhará os planos da equipe na temporada.

O revés, ocorrido na estreia da fase de grupos da Libertadores, desencadeou uma nova crise nos bastidores do Tricolor. Após o jogo, um assessor do presidente Leco, Rodrigo Gaspar, usou um perfil pessoal no Twitter para ofender os jogadores do clube. O elenco, por sua vez, fez uma greve de silêncio após a derrota para protestar contra o atraso no pagamento de dois meses dos direitos de imagem. Aliado às polêmicas encontra-se o tropeço por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, na última rodada do Paulistão.

Em meio às turbulências, Lugano tenta se mostrar preparado para atender às expectativas do torcedor e provar que ainda é o histórico zagueiro da conquista da Libertadores e do Mundial de 2005. 

“Estou bem ansioso. Quando ficamos mais velhos, a ansiedade aumenta porque temos menos tempo para jogar. Eu estou nesse processo de vestir logo o manto sagrado e sentir o calor da torcida no jogo. Se não tivesse esse desejo, não teria decidido voltar para o São Paulo. Na minha vida isso é algo muito significativo”, afirmou o uruguaio.

O técnico Edgardo Bauza, no entanto, não revelou se Lugano será escalado entre os titulares. Caso inicie a partida, ele deverá ocupar o posto que hoje é do contestado Lucão. Mas, se ficar no banco de reservas, a mera presença do uruguaio em campo poderá tranquilizar os ânimos da torcida. Diante do Strongest, os tricolores perderam a paciência com a apatia da equipe e entoaram cantos de protesto. Também sobraram vaias e xingamentos para o meia Michel Bastos e o atacante Centurión.

Sem se importar com os questionamentos da torcida, Bauza indicou que escalará contra o Rio Claro a mesma base do time que atuou no vexame para os bolivianos. Quem está fora é o atacante Alan Kardec, que com um corte no pé dará lugar ao argentino Calleri. Já a dúvida diz respeito ao volante Hudson, substituído por  Wesley nos treinos.