Seleção Brasileira joga bem e bate a Sérvia na Liga das Nações

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A ponta Amanda Francisco foi um dos destaques da seleção brasileira. O treinador José Roberto rasgou elogios à atleta

Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Depois de ter perdido a estreia da Liga das Nações para a Alemanha, a Seleção Brasileira feminina de vôlei se reabilitou de vez ao conseguir a segunda vitória na competição e deixar a primeira semana da competição com dois triunfos e uma derrota. O time de José Roberto Guimarães venceu, nesta quarta-feira, a favorita Sérvia por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/22, 25/14 e 25/21 no Ginásio Poliesportivo José Correia, em Barueri (SP).

Os destaques da partida foram Tandara, Amanda e Adenizia. O treinador brasileiro foi bem ao ganhar a maioria dos seus desafios. No outro lado, Boskovic e Mihajlovic apareceram muito bem e criaram trabalho para o time verde e amarelo. Como ponto negativo, o time europeu errou muitos saques.

Com o resultado, o Brasil chega a seis pontos na competição e tira a invencibilidade da equipe comandada por Zoran Terzic, que segue com seis pontos. A fase de grupos desta competição ainda tem mais quatro semanas e 12 jogos.

Agora a Seleção segue para Ancara, Turquia, onde irá disputar a segunda semana da Liga das Nações. Os adversários do Brasil serão Argentina, República Dominicana e Turquia e os jogos serão realizados entre os dias 22 e 24 de maio.

A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes alternando pontos e sem abrir muita vantagem em relação ao adversário. Quando a Sérvia abriu 11 a 8, Adenizia apareceu para ajudar a Seleção Brasileira a virar o placar. Mesmo com José Roberto Guimarães desafiando as jogadas muito bem e com o fim de set equilibrada, o time de Zoran Terzic conseguiu ser decisivo e fazer 25 a 23, fechando a parcial com bom ataque de Boskovic.

Assim como no primeiro set, a segunda parcial foi de muito equilíbrio. No entanto, um dos pontos diferenciais foi o fato de a equipe europeia ter errado muitos saques, inclusive o último ponto do set. As atletas brasileiras conseguiram se manter à frente no placar ao longo de toda a parcial e Amanda brilhou na reta final, quando uma pequena vantagem permitiu a Seleção vencer por 25 a 22.

A Sérvia voltou bem para a terceira parcial, entretanto Tandara começou a aparecer e contou com Adenizia e Drussyla para ajudar o Brasil abrir 12 a 7. Com a vantagem no placar, as comandadas de José Roberto Guimarães viram suas adversárias errarem cinco ataques seguidos e Amanda apareceu muito vem para fazer o placar ficar em 19 a 10. O set terminou em 25 a 14 com o último ataque sérvio indo para fora.

A Seleção Brasileira voltou atenta para o quarto set e foi agressiva nos ataques e bem nas defesas. Com isso, rapidamente a parcial estava em 11 a 6 para as mandantes. Quando o time de Zoran Terzic ameaçou a encostar no placar, um erro de saque, um ace de Tandara e dois grandes bloqueios deram um respiro para o Brasil (18 a 12). O final da parcial parecia tranquilo, mas a Sérvia aos poucos foi encostando e deixou a diferença em dois pontos. Apesar do susto, a partida terminou com um 25 a 21.

Elogios – A ponteira Amanda foi uma das principais jogadoras brasileiras e o treinador José Roberto Guimarães não guardou elogios após o segundo triunfo de sua equipe na competição.

“Ela foi primordial (na vitória). Foi uma jogadora que além da composição do fundo, do passe, da defesa, ela se apresentou muito no ataque e em momentos de muita dificuldade, momentos difíceis. Ela conseguiu concluir pontos que fizeram a gente ganhar o jogo. É uma menina sensacional, uma grande atleta que está tendo a sua oportunidade e está fazendo por merecer”, afirmou o técnico tricampeão olímpico.