Seleção busca vaga na semifinal frente ao Paraguai

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sem ter o direito de errar, os comandados de Dunga medem forças com o Paraguai para saber quem segue no torneio

Divulgação / Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira encara o Paraguai neste sábado (27), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Ester Roa Rebolledo, em Concepción, no Chile, em duelo válido pelas quartas de final da Copa América.

A vaga dos comandados de Dunga veio com a primeira posição no Grupo C, porém com exibições pouco atraentes. O duelo desta vez é contra um time que está se reestruturando. O Paraguai ficou de fora da última Copa do Mundo e aposta no técnico argentino Ramón Díaz, que já conseguiu bons resultados na fase de grupos, como nos empates por 2 a 2 com a Argentina e por 1 a 1 com o Uruguai. O time está invicto na competição e conta com o respeito do treinador do Brasil, que pediu muito cuidado aos seus jogadores.

“Vamos enfrentar um time que conta com um treinador que sabe valorizar muito o aspecto tático. O Paraguai é muito obediente a sua proposta de jogo e isso o torna um rival que não se desespera e que busca sempre o mesmo objetivo. A Seleção Brasileira, como sempre, vai ter a responsabilidade de propor o jogo, mas não pode se descuidar”, afirmou Dunga.

Na visão dos jogadores da Seleção Brasileira é preciso manter a concentração em alta nesta fase do torneio.

“O Paraguai mostrou, nesta Copa América, que sabe jogar explorando os erros do adversário. Se a gente ceder em algum momento a posse de bola quando estivermos fragilizados, vamos acabar sendo surpreendidos. Eles não podem perceber espaços em nosso setor defensivo. Porém, o nosso maior desafio vai ser furar um bloqueio que costuma ser muito eficiente no setor defensivo”, analisou o zagueiro Miranda.

Os paraguaios admitem que a partida contra o Brasil está sendo tratada como merece, mas não demonstram temor em relação ao adversário. Para Ramón Díaz, o time enfrentou rivais do mesmo nível na fase de grupos.

“Estamos acostumados com dificuldades nesta Copa América. Nos classificamos em uma chave que tinha Argentina e Uruguai e na nossa estreia começamos perdendo de dois a zero e tivemos que buscar o resultado”, lembrou Ramón.

A Seleção Brasileira é mistério para este jogo, uma vez que Dunga fechou alguns treinos decisivos. Porém, o treinador deverá manter a base que derrotou a Venezuela por 2 a 0 no último fim de semana.

O Paraguai terá mudanças. O volante Aranda, que já defendeu o Vasco, ganha a vaga do suspenso Ortíz. O meia Néstor Ortigoza, com lesão na coxa direita, foi vetado e seu posto será de González. No ataque, o veterano Roque Santa Cruz parece ter vencido a disputa com Lucas Barrios e será o companheiro de Nelson Haedo.

Um empate leva a disputa para os pênaltis, já que, de acordo com o regulamento, apenas na final poderá haver prorrogação.