Time de astros pelas ruas paulistanas

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Andreia Aparecida (esquerda) e Tatiele Roberta (direita), brasileiras, durante chegada feminina da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre 2016, em São Paulo

Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press / Divulgação

Em uma edição repleta de atrações do exterior, o atletismo brasileiro também estará forte na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, programada para este domingo, dia 31 de dezembro. Alguns dos principais nomes do país confirmaram presença na principal prova de rua da América Latina, com destaque para Giovani dos Santos, quarto no ano passado, e Tatiele de Carvalho, sétima em 2016. A largada no domingo, a partir das 8h20, será na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

Principal nome masculino do Brasil na prova, o mineiro Giovani dos Santos chegará mais uma vez como esperança de vitória nacional, o que não acontece desde 2010, quando Marilson dos Santos garantiu o topo do pódio. Giovani, que garantiu um lugar no pódio nas últimas seis edições, vem embalado pelo hepta na Volta Internacional da Pampulha, no começo do mês, e promete dar trabalho para os estrangeiros.

Outros nomes fortes no masculino serão Franck Caldeira, campeão em 2006, Wellington Bezerra, bicampeão do ranking da CBAt e quarto na Maratona de São Paulo 2017, Gilberto Lopes, vice na Eu Atleta 10K Rio 2017, Valério Fabiano e Éderson Pereira, entre outros.

Já entre as mulheres, as atrações serão Tatiele de Carvalho, melhor brasileiro no ano passado, Joziane Cardoso dos Santos, campeã na Pampulha em 2014 e da Eu Atleta 10K Rio deste ano, Andréia Hessel, terceira na Meia de São Paulo e na Eu Atleta 10K Rio, e quinta na Maratona de São Paulo, todos neste ano, e Adriana Aparecida Silva, vice-campeã da Meia Maratona de São Paulo 2017.

Superação – Há 20 anos atrás, a vida de Hilda Rojas mudou. Natural do Chile, a ex-atleta de triatlo foi atropelada por um ônibus e perdeu alguns movimentos, especialmente os do joelho. Passado tanto tempo, aos 77 anos de idade, Hilda resolveu deixar seu país rumo ao Brasil exclusivamente para participar da 93ª Corrida de São Silvestre.

“Vim somente para isso. Cheguei no dia 7 de outubro e fiquei um tempo no Rio de Janeiro. Depois vim para São Paulo e, aqui, estou morando no Ginásio (do Ibirapuera) com outros atletas. É a primeira corrida depois de 20 anos”, celebrou com um brilho nos olhos. 

Hilda garante que está em plena forma para correr a maior prova de rua da América Latina e diz estar adorando a estadia no Brasil. “Em 1990, quando tinha 50 anos, vim para cá e corri de Angra dos Reis até Mendoza (Argentina). Depois, tive o acidente e meu joelho parou de funcionar. Mas agora funciona”, destacou.

Incentivada pelos cinco filhos, a chilena de Santiago pontuou a grande importância da corrida e do esporte em sua vida: “Eu nasci para correr! E vou morrer correndo”, brincou. “Quero voltar para a São Silvestre todos os anos”, concluiu a corredora chilena. 

Kits – Na manhã de ontem, foram distribuídos os primeiros kits da 93ª corrida de São Silvestre. Antes mesmo das 9h – horário de início da retirada – os milhares de inscritos já começavam a chegar no Ginásio Mauro Pinheiro, localizado na Rua Abílio Soares, no Ibirapuera, para garantir suas camisetas e número de peito.

Após adquirir devidamente seus kits, os inscritos puderam ainda aproveitar diversos stands de marcas esportivas, que oferecem seus produtos para venda, como tênis, camisetas e acessórios para a corrida de rua.