NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Um mercado em plena expansão

Danielle Morais, de 37 anos, aumenta a carga de treinos quando o carnaval se aproxima

Foto: Douglas Macedo

A prática de exercícios físicos vem ganhando cada vez mais adeptos, pois além de boa forma ela gera ainda condicionamento físico e saúde. Por isso, nos últimos anos, por diversos motivos, seja como preparação para o carnaval, um hobby ou a necessidade de bem-estar, o mercado fitness vem crescendo gradativamente em todo o Brasil.

Em Niterói existem diversos casos como o de Daniele Morais, de 37 anos, que treina rotineiramente, mas realiza uma preparação especial para o carnaval.

“Eu sempre gostei de esporte, então minha preparação é voltada para a saúde e a performance vem com o tempo. Neste período de carnaval, procuro ter uma preparação física maior para atingir meu objetivo que é a hipertrofia. Treino mais vezes por semana e vou aumentando a carga consideravelmente. Este trabalho deu certo em outros anos com um grande foco para a alimentação”, disse.

Proprietário da academia SM Fitness, localizada no Centro de Niterói, o empresário Leonardo Soder, de 43 anos, destacou os motivos que fizeram o segmento crescer.

“Eu comecei a trabalhar com academia e a verificar este mercado no início do relacionamento com minha esposa, pois eu não dava importância para este tipo de atividade, apesar de ter sido militar e feito muito exercício. Mas parei por um tempo. Porém, quando comecei a me relacionar com a Ingrid, e ela fazendo atividades físicas rotineiramente, com uma saúde diferenciada, eu vi que isso era uma coisa boa e voltei a frequentar academia. E a partir deste momento reparei que existe um público grande que busca saúde e quer estar bem fisicamente, praticando uma atividade física ou um esporte. E aí fui pesquisar o mercado, procurei em vários órgãos e em uma empresa de consultoria. Então percebi que o mercado responde muito bem ao segmento fitness, em que as pessoas cada vez mais procuram estar bem condicionadas”, disse, completando. 

“Quanto mais pessoas temos na população mundial, mais haverá procura deste segmento e mais crescerá essa área seja academia, box de CrossFit, ioga, pilates e qualquer tipo de atividade desta área”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que o exercício físico traz um grande benefício às pessoas: ser saudável e ter energia para realizar as tarefas do dia a dia.

“Ser saudável já é um benefício. Quando a pessoa frequenta uma academia e tem mais energia para fazer suas atividades do dia a dia, isso já é um ganho. Quando ela é ociosa, se alimenta mal e não está inserida na sociedade de forma saudável, na minha opinião hoje, ela fica para trás no ponto de vista social. Pois tudo mundo hoje quer dar uma corridinha na praia, quer comer de forma balanceada, ver ou participar de um evento de CrossFit ou praticar artes marciais. Para isso, ela precisa estar bem condicionada, elegante, tem que estar fitness. E isso fez com que se aumentasse o espaço do mercado fitness”, analisou.

Quem auxilia Leonardo na academia é sua esposa Ingred Menezes, de 40 anos, coordenadora do local e que malha praticamente todos os dias.

Ela relatou que a procura pela academia aumenta muito em janeiro e próximo ao carnaval, lembrando que o fluxo principal da academia ocorre entre março e novembro.
Ela citou os motivos que a levam a treinar todos os dias.

“Eu separo um hora do meu dia para treinar, como algo rotineiro como tomar banho e dormir. Eu preciso treinar, porque gosto mesmo, fico mal quando não treino. Faço isso o ano todo e faz a diferença. Um mês, dois meses, quando vou me preparar para o carnaval para o verão, eu sinto a diferença. Eu tiro a roupa na praia e a mulherada já olha. A alimentação conta muito, se eu me alimento errado por uma semana, o corpo já muda. A atividade física faz bem para a mente, além disso, você vem para a academia, faz amizades e a prática de exercícios físicos te acalma e ajuda a diminuir a ansiedade”, disse Ingred Menezes.

Scroll To Top