Vela: Brasil com vaga no Pan-Americano

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de três dias de competição iniciada no último domingo e um total de seis regatas nas águas do Guaíba, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, foram decididos terça-feira os quatro países que conquistaram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019: Brasil, Argentina, Porto Rico e Uruguai.

Campeão mundial em 2001, 12 vezes campeão brasileiro, quatro no Sul-Americano, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio 2007, e prata no Pan de Winnipeg 1999, o gaúcho Alexandre Paradeda venceu quatro das seis regatas do campeonato, garantindo ao lado da jovem atleta Ana Júlia Tenório, de apenas 17 anos, a vaga para o Brasil no Pan de Lima 2019, capital do Peru. 

Xandi venceu com uma diferença de nove pontos do segundo lugar na categoria Misto, a campeã mundial feminino de Snipe Juliana Duque, em dupla com Rafael Martins, ambos da Bahia. 

A vaga para a Argentina foi conquistada pelo argentino Luciano Pesci e Bárbara Brotons, classificados em terceiro lugar na competição.

“Foi um campeonato bem difícil, longo, de vento forte, uma competição dura. Muita gente lutando pela vaga no Pan-Americano, com quatro campeões do mundo. Para se ter uma ideia do nível de dificuldade do evento, o cubano bicampeão pan-americano e mundial não conseguiu a vaga”, disse Alexandre Paradeda.