Vela: brasileiros disputam etapa francesa da Copa do Mundo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil estará representado por uma delegação de 14 velejadores na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), que será aberta neste domingo, dia 22. As primeiras regatas serão disputadas a partir de terça-feira, dia 24, às 6h de Brasília. 

A Equipe Brasileira terá o reforço da medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que compete ao lado de Ana Barbachan na classe 470 feminina.

Em 2018, as velejadoras gaúchas foram campeãs sul-americanas, mas optaram por não disputar o Troféu Princesa Sofia, em Palma, na Espanha, no começo de abril, a fim de intensificar a preparação técnica e física no Brasil. 

A dupla reaparece em Hyères, local em que elas conquistaram duas medalhas de ouro (2013 e 2015) e uma de prata (2016) na jornada rumo aos Jogos Rio 2016.

“Hyères é um lugar que nos traz boas recordações, sem dúvida. No último ciclo, foi onde nós tivemos o maior número de medalhas. Esse retrospecto nos anima, e a gente sabe do nosso potencial, mas é claro que a dificuldade será imensa. É uma etapa sempre muito competitiva, com grandes velejadores e alto nível técnico. Palma já mostrou que há várias tripulações novas que estão brigando entre as dez primeiras colocações”, afirma Fernanda Oliveira, que deu uma pausa na carreira em 2017 para o nascimento do filho Arthur.

Outro destaque da delegação brasileira em Hyères é Jorge Zarif, que em 2018 conseguiu três resultados de top 10 nas três principais competições do ano na classe Finn: quarto lugar na Copa do Mundo de Miami; quinto no Troféu Princesa Sofia; e sétimo no Campeonato Europeu. Ele também é esperança de medalhas.

Na classe Nacra 17, o Brasil terá duas duplas que vêm embaladas por resultados consistentes. Samuel Albrecht/Bruna Martinelli e João Bulhões/Gabriela Nicolino ficaram no top 20 no Troféu Princesa Sofia, em 14º e 18º lugares, respectivamente.

Ao todo, Hyères receberá 720 atletas de 50 países em 550 barcos. Será a última etapa antes da Final da Copa do Mundo, marcada para a cidade de Marselha (França).