NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Prefeitura do Rio apresenta megaoperação para o Carnaval 2019

O Carnaval Rio 2019 conta com algumas mudanças que tem como objetivo proporcionar mais segurança aos foliões e manter o bom funcionamento da cidade. Os principais ajustes estão no carnaval de rua, com direcionamento dos megablocos para o Centro, retirada dos blocos das ruas estreitas do interior dos bairros das Zonas Sul e Norte, possibilitando o acesso de bombeiros e ambulâncias e, portanto, agilizando o socorro em situações críticas, como atendimento a pessoas com risco de vida ou questões de incêndio, por exemplo.

“Estamos trabalhando para transformar o maior carnaval do mundo no melhor carnaval do mundo. E, para isso, colocamos em prática no Carnaval Rio 2019 algumas mudanças que julgamos, junto a diferentes órgãos públicos, necessárias para o melhor funcionamento da cidade durante o período dessa grandiosa festa, tanto para os foliões quanto para os moradores e turistas que não participam do carnaval”, conclui Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Operação dos Órgãos Públicos:
 
CET-RIO - Nos dias 1 à 5 de março, e nos dias 9 e 10 do mesmo mês, serão implantados um esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos. A operação de trânsito contará com a participação de 610 Agentes de Trânsito da Prefeitura, 10 reboques para desobstrução de vias, 20 motocicletas e 12 veículos operacionais. Também serão utilizados 18 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 60 câmeras.

Desfile das escolas do grupo "Série A" - 1 de março (sexta-feira)
 
A partir das 11h, será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação a ser efetuada até às 15h. Caso necessário, dependendo das condições de fluidez local, o tráfego procedente da Praça da Bandeira poderá ser desviado para a Rua Afonso Cavalcanti, ocasião onde será invertido o sentido viário da Rua Amoroso Lima.
 
Às 15h, será interditada a Rua Benedito Hipólito no trecho entre a Rua Amoroso Lima e a alça de descida da Av. Trinta e um de Março e também as vias do entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile. Neste horário ocorrerá também a liberação da pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

Às 17h, será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos oriundos da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto) no sentido Centro, sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina. Os retornos existentes na Av. Paulo de Frontin na altura da Cidade Nova também estarão fechados, devendo os motoristas seguirem pela mesma até a altura da Rua do Bispo, onde virarão a esquerda em direção à Rua da Estrela para chegarem ao Centro.
 
Às 19h30, serão interditadas a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.
 
Devido à quantidade e complexidade das interdições a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público (trem, metrô, barcas, VLT). Veículos devem evitar circular na região do Centro e, se necessário, priorizar o uso do Túnel Marcello Alencar na ligação da Avenida Brasil / Zona Norte com a Zona Sul.
 
Se não for possível, os desvios de tráfego serão feitos da seguinte forma:
 
Vindos da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:
- Até às 15h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas no sentido Candelária;
- Entre 15h e 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
- Após as 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
 
Vindos do Centro pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.
 
Vindos da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:
- Até às 17h, deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas ou pela Av. Salvador de Sá;
- Após as 17h, deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.
 
Vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:
- Até às 17h, deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;
- Após às 17h, deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha ou seguir pela Rua Equador, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos e Av. República do Paraguai.
 
Haverá circulação de carros alegóricos na madrugada de sexta para sábado na Av. Brasil, com interdições programadas para ocorrer entre 01h e 05h.

Desfile das escolas do grupo "Série A" - dia 2 de março (sábado) e do grupo "Especial" - dias 4 e 5 de março (domingo e segunda-feira)
 
A partir de 00h de Sábado (2) a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.
 
Para permitir o deslocamentos das alegorias ocorrerão interdições também na Região Portuária. O Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto no sentido Rodoviária serão interditados às 23h, enquanto a Via Binário do Porto no sentido Centro fechará às 0h30. A Av. Brasil, na altura de Manguinhos, será interditada a partir das 01h, para saída de carros alegóricos do Caju. 

As demais interdições e desvios implementados na sexta-feira (1) serão mantidos até o término do primeiro dia de Desfile do Grupo de Acesso.

Às 09h do sábado (2), serão reabertas as ruas Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro, assim como a Av. Trinta e Um de Março e a lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária até a altura da Rua Carmo Neto para restabelecer a ligação ao Centro. 

A partir das 17h, as vias antes liberadas voltam a ser interditadas para suporte ao segundo dia de Desfile do Grupo de Acesso, para o primeiro e segundo dias de Desfile do Grupo Especial e para o Desfile das Escolas Mirins no Sambódromo, onde ficarão interditadas até às 05h de quarta-feira (6). A exceção são os corredores viários da Rua Frei Caneca e do Viaduto Trinta e Um de Março, que possuem planos próprios de interdição e liberação ao tráfego.
 
Às 19h de sábado, domingo e segunda os respectivos corredores serão fechados, horário onde todos seguirão pela Rua Itapiru para acesso ao Centro.
 
Será suspensa nos dias de Carnaval a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.
 
Alternativas de circulação no período do Carnaval
 
Os veículos vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.
 
Os veículos vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.
 
Os veículos vindos da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.
 
Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.
 
Para acessar o Sambódromo de metrô, o público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central. De trem, deve-se utilizar a estação Central do Brasil. Já os ônibus contarão com mais de 50 linhas passando pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.
 
Ocorrerão também mais de 300 blocos de rua, do dia 1º ao dia 6 de março, em diversas regiões da cidade. Dois megablocos ocuparão as vias do Centro do Rio: o Cordão da Bola Preta, no dia 02 de março (sábado de carnaval) e o Giro do Arar – Fervo da Lud, no dia 05 de março (terça-feira de carnaval). Além destes, outros grandes blocos acontecem na semana de carnaval: Banda de Ipanema (sábado, 2), Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo (domingo, 3), Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo (segunda-feira, 4), Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo, e Banda de Ipanema (terça-feira, 5).

A concentração dos blocos acontece às 07h (Cordão da Bola Preta) e 08h (Giro do Arar) na Av. Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 09h (Cordão da Bola Preta) e 10h (Giro do Arar), seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para às 14h (ambos os blocos). A partir das 6h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson.

O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período. Para acessar a Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói, os veículos que vem da Zona Sul deverão utilizar o desvio Túnel Marcello Alencar.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES - Será implantado um esquema especial de transportes para atender a demanda de espectadores, que está prevista para 100 mil a 120 mil pessoas por dia de evento. 

Para esta edição do Carnaval 2019 será repetida a operação do aplicativo Taxi.rio desenvolvido pela Prefeitura, os taxistas mais bem avaliados do aplicativo estarão nas imediações do carnaval na Sapucaí. 

O esquema operacional para os táxis contará com pontos de táxis convencionais (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor ímpar: Alça de Subida do Viaduto 31 de Março próximo a Rua Frei Caneca (lateral do Bp.Choque). Setor par: Rua Estácio de Sá entre a Rua Hélio Beltrão e Rua Joaquim Palhares. Táxis do sistema Taxi.rio: Rua Afonso Cavalcanti entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Amoroso Lima (lado direito da via).

Os táxis convencionais utilizarão o taxímetro, com bandeirada no valor de R$ 5,80.
Das 18h do dia 1º de março até as 12h do dia 06 de março será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II).
Das 18h do dia 09 de março até as 6h do dia 11/ de março será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira - tarifa II).
Para os táxis executivos será utilizada a tabela de preços com destinos aos bairros publicada no diário oficial.

METRÔ RIO - O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (1) até as 23h59 da terça-feira (5). A partir das 5h de sábado (2) até as 23h59 de terça-feira (5), as composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

Para a ida e volta dos blocos e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo, o MetrôRio recomenda que os clientes comprem os cartões de embarque ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Durante toda a operação de Carnaval, serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.

Funcionamento das estações

As estações Catete e Presidente Vargas fecharão à meia-noite de sexta-feira (1) para sábado (2) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (6).
Entre o sábado (2) e a terça-feira (5), a estação Cinelândia ficará aberta das 6h às 20h. O acesso Passeio (acesso D) funcionará apenas para desembarque dos clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Já o acesso Presidente Wilson (acesso E) estará aberto apenas para embarque dos clientes que já tiverem adquirido os bilhetes. Os passageiros que não possuírem cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que vão contar com uma estrutura especial na área externa para compra dos cartões de embarque.

A estação Nossa Senhora da Paz também terá um esquema especial: não haverá venda de cartões entre 18h e 0h do sábado (2), domingo (3), segunda-feira (4) e da terça-feira (5). Os clientes que desejarem comprar um bilhete deverão dirigir-se à estação General Osório, que contará com bilheterias e estrutura especial na área externa para agilizar a compra dos cartões e o embarque. Ainda em Nossa Senhora da Paz, somente o acesso Joana Angélica permanecerá aberto durante toda a operação de Carnaval.

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas durante a madrugada: de 0h às 5h de sábado (2) até a terça-feira (5). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo e Siqueira Campos (Linha 1); São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Coelho Neto, Acari / Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2); e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico (Linha 4).

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito) para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 8,00 (valor de R$ 3 do casco mais R$ 5 de recarga mínima). A validade da carga do cartão Giro é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Como medida de segurança, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. Não será permitido o embarque com bicicletas, pranchas de surfe, grandes volumes e sacos de gelo durante a operação especial de Carnaval. É proibido impedir o fechamento das portas.

De sexta-feira (1) a terça-feira (5), as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o cliente terá acesso a um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os clientes poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

SUPERVIA - A SuperVia preparou um esquema especial para facilitar o deslocamento da população fluminense durante o Carnaval. O reforço na operação contará com partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nas madrugadas e durante os dias 2, 3, 4 e 5 de março. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri atenderão as estações do ramal Deodoro.

A estação Central do Brasil ficará aberta do início da operação de sexta-feira (1) até o último trem de terça-feira de Carnaval (5). O acesso deverá ser feito pelo portão A. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

No sábado de Carnaval (2), além dos trens disponíveis na grade horária do dia (grade de sábados), serão oferecidas oito viagens extras, sendo quatro delas no ramal Santa Cruz e quatro no ramal Japeri. As viagens extras de volta para casa serão realizadas de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária.

No domingo (3), na segunda-feira (4) e terça-feira (5), os trens vão operar com grade horária de domingo e feriados e haverá acréscimo de viagens ao longo dos dias. Além disso, na terça-feira (5), também haverá reforço na operação dos ramais Japeri e Santa Cruz para a ida e volta ao bloco Giro do Arar, no Centro do Rio. 

Já na quarta-feira de Cinzas (6), a grade de referência será a de sábado e também haverá partidas extras para todos os ramais, ampliando o horário de término da operação comercial.

A SuperVia orienta que os passageiros consultem a aba do site específica para o Carnaval (www.supervia.com.br/melevaprafolia); o “Planeje sua viagem” (no site e no aplicativo); ou o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas) para programarem suas viagens e tirarem dúvidas sobre os serviços. O planejamento especial está sendo divulgado nos canais digitais da empresa e em cartazes nas estações.

CCR BARCAS - A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros nesta sexta-feira (1), quando há a expectativa de que cerca de 160 mil pessoas utilizem as linhas do transporte aquaviário. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos
horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Do dia 2 ao dia 6 de março, a linha Praça Arariboia - Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.

Na linha Paquetá, de 2 a 6 de março, os horários praticados serão os seguintes:
Trajeto Paquetá - Praça XV: 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30.
Trajeto Praça XV - Paquetá: 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h.

A linha Cocotá (Ilha do Governador) e linha Charitas não funcionarão no período de 2 a 6 de março.

Scroll To Top