![]()
Manifestação deixou o trânsito lento no Centro de São Gonçalo
André Redlich
Cerca de 40 integrantes de escolas de samba de São Gonçalo estiveram em frente à prefeitura da cidade, na manhã desta quinta-feira (14), reivindicando o acontecimento do desfile de carnaval no município, tendo em vista o possível corte da verba que seria repassada às agremiações neste ano. O protesto, que começou por volta das 11h na Rua Doutor Feliciano Sodré, no Centro, durou cerca de uma hora e meia e teve como tema o “Respeito pela cultura da São Gonçalo” e, principalmente, o prejuízo das 13 escolas que já tinham “80% do carnaval pronto”, segundo participantes do movimento.
De acordo com o presidente da Unidos do Salgueiro, Cláudio Rocha, de 37 anos, não só o corte seria o problema, mas sim o aviso tardio e a desvalorização da cultura da cidade.
“Estamos aqui não só reclamando da não realização dos desfiles de carnaval, mas sim buscando a valorização de nossa história. Os idosos, as crianças, onde poderão se alegrar no período festivo? Fizemos um investimento grande, não podemos deixar tudo que foi feito até aqui morrer. Teremos um prejuízo grande, queremos respostas”, disse o presidente.
O compositor Alcino Ormond, de 65 anos, que também esteve na manifestação, mostrou insatisfação com a postura da prefeitura e disse que nunca tinha vivido esse tipo de coisa por conta do desfile, que acontece anualmente na Rua Doutor Francisco Portela, no Patronato.
“Já fui campeão do carnaval de São Gonçalo 23 vezes, nunca passei por isso. Nos avisaram em cima da hora. Cada escola gasta em média 50 mil reais por ano, imagina o prejuízo? Hoje me sinto lesado, revoltado”, explicou.
O protesto foi acompanhado de perto por agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo. O trânsito na Rua Doutor Feliciano Sodré ficou lento durante o ato.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que dará um posicionamento nesta sexta-feira (15) sobre o carnaval.
Itaboraí – A Prefeitura de Itaboraí avisou que não disponibilizará verba para o carnaval da cidade.
“Itaboraí não terá nenhuma programação oficial para o Carnaval de 2016. Porém, os blocos que quiserem desfilar na cidade podem procurar a Secretaria de Cultura para solicitar o ordenamento do trânsito e agentes de segurança.”
Protesto contra fim da folia em São Gonçalo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura