NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Rio: capital da festa popular

O Rio de Janeiro tem uma programação extensa de 498 blocos, iniciados antes do calendário oficial de carnaval

Foto: Fernando Maia / Riotur

O carnaval de rua é a “cara” do Rio de Janeiro e para atender às expectativas dos foliões, 498 desfiles estão previstos por todas as regiões da cidade. No entanto, esse número aponta uma redução de 15% no número de blocos em relação ao último carnaval, 20% deles somente na Zona Sul.

Segundo a Riotur, essa reorganização é necessária para oferecer uma melhor estrutura aos cariocas e turistas que curtem a festa popular. Os megablocos serão concentrados na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, utilizando a Rua Primeiro de Março apenas para a estrutura dos desfiles. 

No total, R$ 31,4 milhões estão sendo investidos no carnaval do Rio, além da captação de recursos através de patrocínios. 

A Riotur está disponibilizando mais de 32,5 mil banheiros químicos, além de um esquema de ordenamento, segurança e limpeza em conjunto com os órgãos públicos. 

A Guarda Municipal do Rio vai atuar com 5.493 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e fiscalização do trânsito. 

A mobilidade fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes, que operará com 20 agentes por dia, nos 9 dias de carnaval em 9 viaturas disponíveis para operação, e a CET-RIO, que trabalhará com 400 homens por dia durante os dias de folia entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego nas ruas.

Além das interdições de acordo com as necessidades de operações dos cortejos.

A Secretaria de Saúde disponibilizará quatro postos montados nos principais corredores dos blocos. 

Na operação dos blocos de rua, a Comlurb atuará com 1.100 garis, 5 mil contêineres, 50 caminhões por dia, 700 vassouras e 90 assopradores na limpeza das ruas.

Programação da folia no Rio

Céu na Terra - Dia 23, 7h, Santa Teresa. Largo dos Guimarães, Rua Pascoal Carlos Magno, Rua Monte Alegre, Rua Oriente, Rua Progresso, Largo das Neves.

Bloco Chora, Me Liga - Dia 23, 8h, Centro. Concentração na Rua Primeiro de Março, segue pelo Aterro do Flamengo, até altura da Marina da Glória.

Suvaco do Cristo - Dia 24, 8h, Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont

Bloco da Preta - Dia 24, 8h, Centro. Segue pela Avenida Presidente Antonio Carlos até o Ministério da Fazenda.

Carmelitas - Dia 1, 13h, Santa Teresa. Esquina da ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, segundo até o Largo dos Guimarães. 

Cordão da Bola Preta - Dia 2, 7h, Centro. Segue pela Av. Pres. Antonio Carlos até o Ministério da Fazenda.

Orquestra Voadora - Dia 5, 13h, Aterro do Flamengo. Segue pelo Aterro do Flamengo, com dispersão na Av. Infante Dom Henrique 85 aterro do Flamengo.

Me Enterra na Quarta - Dia 6, 15h30, Santa Teresa. Rua Aurea, Rua Monte Alegre, Rua Paschoal Carlos Magno, Rua Almirante Alexandrino, Largo do Curvelo.

Bloco das Poderosas - Dia 9, 7h, Centro. Concentração na Rua Primeiro de Março, segue pela Av. Pres. Antonio Carlos até o Ministério da Fazenda.

Scroll To Top