![]()
A campeã Alegria da Zona Norte, uma das representantes do Grupo Principal do carnaval de Niterói
Foto: Douglas Macedo
O carnaval de Niterói vem se consolidando ano após ano. Um dos seus principais atrativos é o desfile das escolas de samba da Rua da Conceição, que resgata a essência dos antigos carnavais da cidade, realizados desde a década de 40, quando as apresentações ainda aconteciam na Avenida Ernani do Amaral Peixoto. Nos dias 4 e 5 de março, segunda e terça-feira de carnaval respectivamente, 32 escolas de samba apresentarão seus enredos para o público, a partir das 17h.
É com esse clima de nostalgia, resgatando a raiz e tradição do carnaval, que a cidade atrai não só seus próprios moradores, mas também turistas. A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) estima que 4 mil pessoas compareçam ao local nos dias de desfile.
Para atender o público, a festa conta com uma logística de segurança, limpeza e mobilidade urbana que integra diferentes órgãos, como a Secretaria de Ordem Pública (Seop), a Guarda Municipal, a Polícia Militar (PM), a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a NitTrans e o Corpo de Bombeiros.
Criatividade e emoção prometem guiar as noites pela “Passarela do Samba” de Niterói. E não poderia ter um resultado diferente, depois de um ano inteiro de dedicação e trabalho árduo das escolas, a maioria oriunda de comunidades da cidade, para proporcionar um espetáculo ao público.![]()
Mocidade Independente de Icaraí está no Grupo B do carnaval de Niterói
Foto: Douglas Macedo
Viradouro, Cubango e Sossego participam da festa. A primeira se apresenta na segunda e as outras duas, na terça.
Campeã do carnaval de Niterói em 2018, a Alegria da Zona Norte trabalha pesado para conquistar o bicampeonato. Para conseguir esse feito, a agremiação aposta no enredo “Oyá Matamba. O império de Ninja rainha”.
Quem alcançou o segundo lugar e quer o lado mais alto do pódio em 2019 é a Império de Arariboia, que leva para a Rua da Conceição o enredo “Um conto de cedro e tafetá”.
A Magnólia Brasil, que ficou em 8º lugar em 2018, homenageia os 300 anos de Cuiabá, com o enredo “A corte da Magnólia em terras cuyabenzas”.
Já o Combinado do Amor, que ficou na 5ª posição no ranking do ano passado, disputa o grupo especial com um enredo sobre o centenário do Instituto Vital Brazil.![]()
Amigos da Ciclovia
Foto: Douglas Macedo
Programação da folia na Rua da Conceição
?
Segunda-feira, dia 4
A partir das 17h
Grupo C
Unidos do Castro
Banda Batistão
Tá Rindo Por quê?
Grupo B
União da Engenhoca
Grupo dos XV
Balanço do Fonseca
Garra de Ouro
Mocidade de Icaraí
Bem Amado
Unidos do Sacramento
Cacique da São José
Paraíso do Bonfim
Amigos da Ciclovia![]()
Império de Araribóia
Foto: Douglas Macedo
Terça-feira, dia 5
A partir das 17h
Grupo C
Fora de Casa
Galo de Ouro
Boassu
Grupo Principal
Experimenta da Ilha
Alegria da Zona Norte
Império de Araribóia
Sabiá
Folia da Viradouro
Combinado do Amor
Unidos da Região Oceânica
Sousa Soares
Magnólia Brasil
Bafo do Tigre
Tradição e originalidade
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura