NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Viradouro, Cubango e Sossego unidas

A rainha de bateria da Sossego Maryanne Hipólito tem presença confirmada

Foto: Divulgação

O próximo dia 28 será de puro carnaval em Niterói. As maiores agremiações que representam a cidade na Marquês de Sapucaí, disputando a Série A, irão realizar seus ensaios de rua em um só lugar: a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro. A Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Cubango e Unidos do Viradouro se unem em um só grito, a partir das 19h, com previsão de término às 23h. 

Todas as escolas já confirmaram presença. A Viradouro e a Cubango já ensaiam a cada domingo no local. A ideia, segundo a Neltur, é aproximar a Sossego desse icônico palco de rua das agremiações, já que a azul e branco ensaia no Largo da Batalha. 

“Há muitos anos, a comunidade pedia esse ensaio técnico na Amaral. E nós vamos, sim, com todas as alas, inclusive comissão de frente, baianas e passistas. Sempre teve uma verde e branca, e uma vermelha e branca ensaiando lá. Agora chegou a hora da azul e branca pisar forte na Amaral Peixoto”, comemorou o diretor de carnaval da Sossego, Almir Jhunior. 

O presidente da Cubango, Rogério Belisário, também comemorou a novidade. 

“Será uma ótima ideia, não como uma forma competitiva e, sim, pelo entrelaçamento destas agremiações, no sentido de paz, harmonia e amizade, mostrando também que competitividade é somente dentro da Marquês de Sapucaí, no dia do desfile”, declarou o presidente da verde e branco de Niterói. 

De acordo com o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, a data pode ser a oportunidade de apresentar o carnaval de Niterói em um só lugar.

“É muito interessante um ensaio de rua que reúna as três maiores agremiações de Niterói, pois dessa forma os niteroienses, e até os turistas que estão aqui, poderão conhecê-las. Muitos deles não terão oportunidade de assistir aos desfiles no Rio, por qualquer motivo, e poderão, através deste ensaio de rua, conhecer o melhor do samba niteroiense”.

SG: Tigre já está de olho no desfile de 2019

O bloco “Quem manda é a mulher” ainda não desfilou, mas já está inspirando o carnaval do ano que vem da Porto da Pedra. Segundo o presidente da agremiação, Fábio Montibelo, a escola está recebendo diversas sugestões de enredo sobre um tema em comum: a cachaça. A bebida tipicamente brasileira, além de uma rica história, é uma crítica ao prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, conhecido na cidade por adorar “o mel”. 

“Nossos políticos andam fazendo de tudo para tirar a alegria do povo, com aumento de impostos, e agora decidiram boicotar a cultura popular. O negócio é protestar com muito humor”, aponta Fábio. 

Bateria da Mocidade vai agitar o público

Foto: Eduardo Hollanda / Divulgação

Bloco define samba

Neste domingo, o Centro Cultural do Largo da Batalha, em Niterói, vai ser palco da etapa final da escolha do samba do bloco “Vem Quem Não é Mandado”, a partir das 18h. A programação também conta com convidados, entre eles a escola niteroiense Garras de Ouro, o bloco “Bode Zé” e a bateria “Treme Terra” da Mocidade Independente de Icaraí.  Aliás, todos os domingos o grupo esquenta os tamborins no local, no mesmo horário. O desfile oficial acontecerá no pré-carnaval, no dia 4 de fevereiro. A concentração, marcada para às 18h, será na Rua Santa Engrácia, na região do Atalaia, seguindo o percurso até a rua do carnaval do Largo da Batalha, a Rua Jornalista Sílvia Thomé.

Mocidade em Niterói
A bateria da Mocidade e a banda Bicho Solto são as grandes atrações do Baile de Máscaras no Country Club de Niterói, em Pendotiba. O evento, marcado para o próximo sábado, às 22h, é assinado pelo carnavalesco João Calheiros, que promete muito glamour. Os ingressos custam R$ 70. 

Carnaval ainda tímido

O número de blocos inscritos em Niterói foi inferior ao de 2017. Para este carnaval, 88 organizadores manifestaram interesse em participar da folia. A Neltur recebeu também 27 pedidos de carnavais de bairro. No ano passado, cerca de 120 blocos desfilaram. Vale lembrar que todos eles ainda serão analisados para aprovação. 

Confrade na  Leandro Mota

Em sua 9ª edição, o Bloco do Confrade leva a folia para a Rua Leandro Mota, no Jardim Icaraí, no dia 4 de fevereiro. A banda promete muitas marchinhas, como “Mamãe Eu Quero” e outras clássicas. A camisa e chapéu, que dá direito à feijoada, estão sendo vendidos por R$ 70, no Salve Simpatia e Confraria. 

Scroll To Top