![]()
Criada em abril deste ano, a Desarme vem apresentando resultados
Foto:Divulgação/Palácio Guanabara
Criada em abril deste ano, a Desarme (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos) vem apresentando resultados importantes no combate ao tráfico e outras formas de comércio ilegal ou irregular de armamentos. Além de retirar das ruas fuzis, os agentes apreenderam armas como revólveres e pistolas de uso restrito, assim como granadas e radiotransmissores.
O primeiro grande resultado da delegacia aconteceu em junho, quando 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, vindos de Miami, nos Estados Unidos. Entre abril e outubro deste ano, o Estado já havia apreendido 5.231 armas, sendo 305 fuzis.
“A criação de uma delegacia especializada é uma conquista, porque é importante que haja uma unidade de investigação sobre este tema, pois vários tipos de crime envolvem armas de fogo: homicídio, latrocínio e tráfico de drogas. Fazemos um trabalho de investigação de longo ou médio prazo para identificarmos pessoas e grupos ligados ao tráfico de armas”, explicou Fabrício Oliveira, delegado da Desarme.
De acordo com ele, parte do sucesso deve-se às parcerias com outras delegacias, como as especializadas em Roubos e Furtos de Cargas; de Automóveis e a Delegacia de Defraudações, além da integração com outras instituições: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e as polícias de outros estados. Como o tráfico de armas envolve ações que começam fora do estado e até do país, desde a sua inauguração a unidade tem estreitado os laços também com agências internacionais.
Apoio – Além da apreensão de armas, outras ações policiais contaram com o apoio e investigação da especializada nesses sete meses, como apreensão de drogas e localização de procurados de outros estados.
A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos está instalada na Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, no Rio.
Desde abril, 5 mil armas foram tiradas das ruas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura