![]()
Ônibus do DGPI cedido à 76ª DP pegou fogo na madrugada desta sexta-feira
Foto: Júlio Silva
Na madrugada desta sexta-feira (2), um ônibus do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), que estava cedido à 76ª DP (Centro) para ser usado em operações policiais da distrital que atua no Centro, teve parte de sua lataria consumida pelo fogo, após uma explosão. Na última terça-feira, outra viatura, que estava parada em frente à 77ª DP (Icaraí) já havia sido parcialmente consumida pelas chamas. Para Fernando Bandeira, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol), o fato de duas viaturas pegarem fogo em menos de uma semana pode não ter sido coincidência. Segundo ele, os veículos estariam sem manutenção desde janeiro.
![]()
Na noite da última terça, fogo já havia danificado viatura parada em frente à 77ª DP
Foto: Júlio Silva
“A gente não está tendo recursos para trabalhar, os problemas de pagamento para empresa que cuidava dos carros começaram no ano passado, mas desde janeiro deste ano que não está acontecendo a manutenção necessária, dessa forma não é de se surpreender que episódios como esses das viaturas queimadas aconteçam”, declarou, alertando para o risco de acidentes graves, como a falha de um freio, por exemplo.
As chamas atingiram o teto, bancos e janelas do ônibus. Ninguém ficou ferido, já que o veículo estava vazio e com o motor desligado no momento da acidente. Homens do Corpo de Bombeiros de Niterói foram acionados pelos policiais de plantão para controlar o incêndio, o que foi feito rapidamente.
De acordo com o delegado Gláucio Paz da Silva, titular da unidade, foi instaurado procedimento para apurar as causas do incêndio. “Uma perícia foi realizada e investigações estão em andamento, mas de acordo com o perito, o que aconteceu foi uma autocombustão no veículo e estou acatando o que ele disse”, declarou, descartando a possibilidade de um ato criminoso.
“Mesmo se fosse algo de outra natureza, não temos câmeras de vigilância em nossa delegacia para detectar tal fato. A perícia disse que a explosão ocorreu de dentro para fora e confio no trabalho”, completou.
As janelas do lado esquerdo do veículo foram quebradas com a explosão e quatro bancos destruídos, um deles com um buraco feito pelas chamas. O fato ocorreu por volta das 5h30.
Na noite da última terça-feira, outra viatura da Polícia Civil já havia pegado fogo. Na ocasião, o incêndio ocorreu em frente a 77ª DP (Icaraí). Segundo testemunhas, um homem foi visto parado junto do veículo momentos antes do incêndio ser percebido. O delegado titular, Robson da Costa Ferreira da Silva, se limitou a dizer que foi aberto procedimento para apurar as causas, sem informar se foi um ato criminoso. Na mesma noite, um carro de passeio foi atingido por chamas que foram ateadas em um amontoado de lixo a poucos metros da delegacia. Os dois casos aconteceram pouco depois das 22h.
A viatura estava estacionada na frente da delegacia, na Rua Lemos Cunha. As chamas atingiram a parte da frente do carro, destruindo farol, parte do capô, do para-choque e o pneu do lado do motorista. Segundo as testemunhas, o prejuízo só não foi maior porque os agentes que estavam de serviço usaram extintores de incêndio da delegacia para tentar conter as chamas, que poderiam se alastrar para outros carros e viaturas estacionados no local. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente e fez a contenção do incêndio.
Colaborou: André Luiz Coutinho
Mais uma viatura pega fogo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura