![]()
Em outubro passado, dois corpos foram achados em um carro na Estrada Aristides Melo. Na época, moradores acreditaram se tratar de ladrões que roubavam na região
Foto: Arquivo/ Marcelo Feitosa
O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Sylvio Guerra, informou que está avaliando estratégias para combater a migração de bandidos do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, para a Região de Pendotiba, em Niterói. Ele disse que vai focar em ações nas comunidades em áreas onde são identificadas manchas criminais.
“O objetivo do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) é realizar operações conjuntas do 12° BPM tanto com o 7° BPM (São Gonçalo) quanto com o 35º (Itaboraí), para acabar com os crimes. Sabemos que as trocas nos batalhões são recentes, e todas as ações precisam ser planejadas. Além disso, existem outras modalidades de policiamento que estamos planejando, uma deles é o patrulhamento com a motocicleta, em que também vamos atuar nessas regiões críticas de Pendotiba”, disse o comandante.
A previsão é que, já a partir desta semana, comece o policiamento na madrugada, feito com motocicletas, com o objetivo de coibir o roubo de veículos nas ruas.
Em recente encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Paulo Henrique Moraes, revelou que a Região de Pendotiba foi impactada diretamente pela intervenção federal em São Gonçalo, entre fevereiro e dezembro de 2018.
Segundo ele, por conta das ações serem focadas em comunidades como o Complexo do Salgueiro, criminosos fugiram para localidades próximas às rodovias RJ-104 e RJ-100, que dão acesso a Pendotiba, aumentando a onda de crimes, em comparação com o mesmo período de 2017.
“Estamos estudando essa hipótese. O que temos de fato até agora é que bairros como Tribobó, Várzea das Moças e Maria Paula, que são mais próximos aos bairros de São Gonçalo, registraram maiores índices de criminalidade após o início da intervenção federal no município vizinho de Niterói. Foi nesse período que tivemos mais problemas. Mas estamos trabalhando para resolvê-los, através de estudos que ainda não foram divulgados por estarem em produção”, disse o coronel Paulo Henrique.
Violência
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) referentes à 79ª DP (Charitas), responsável pelas ocorrências na Região de Pendotiba, confirmam o aumento da criminalidade.
Ao comparar o índice de roubos de carga entre todo o ano de 2017 com 2018, o crime assinalou aumento de 145%, com 19 casos a mais. O roubo de carga marcou também uma das maiores altas em toda Niterói, com 125% casos a mais no mês de dezembro de 2018, em uma comparação com dezembro de 2017.
Comparando o período de janeiro a dezembro de 2017 ao mesmo em 2018, o roubo a residência foi outro crime em alta em Pendotiba, registrando um aumento de 13%.
Os roubos a estabelecimentos comerciais também aumentaram em Pendotiba. Em muitos casos, os criminosos não se importam nem com as câmeras de segurança instaladas nos locais. O ISP apontou aumento de 13% na incidência do crime, com mais 8 casos durante o ano de 2018, em uma comparação com o ano de 2017.
Índices como roubos de veículos e roubos de celulares também aumentaram em Pendotiba. O primeiro passou de 298 ocorrências em 2017 para 364 no ano passado, representando crescimento de 22%. O segundo crime passou de 59 registros para 88, com um aumento de 49%.
A única baixa registrada em Pendotiba, quando comparado o ano de 2017 com o de 2018, foi o de roubo em coletivos, com menos cinco casos (-38%).
Memória
Em outubro do ano passado, dois homens foram encontrados mortos em um carro abandonado na Estrada Aristides Melo, no bairro Muriqui, na região de Pendotiba, em Niterói.
De acordo com policiais da Divisão de Homicídios (DH) de Niterói, os corpos tinham muitas marcas de tiros. Moradores da área relataram que naquela noite dois homens em um carro prata estavam roubando pedestres na região.
PM de olho na mancha criminal
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura