NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Agricultura familiar garante alimento saudável na escola

“O FNDE se tornou referência em alimentação escolar no mundo”, destaca Carlos Alberto Decotelli

Divulgação

A agricultura familiar, alimentação saudável e escolar serão temas de um evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) no próximo dia 28, no Centro do Rio. Na data, será assinado um acordo de cooperação técnica entre as instituições para alavancar projetos de pesquisas, capacitação, experiências e informações e incrementar o uso da agricultura familiar na alimentação escolar. 

O debate entre as instituições tratará sobre os benefícios para a alimentação saudável nas escolas através da inserção da agricultura familiar neste âmbito, investimento que vem crescendo desde 2009, a partir da Lei nº 11.947. O documento aponta que, pelo menos, 30% dos recursos federais destinados à merenda escolar, repassados a estados, municípios e Distrito Federal pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados para a compra de produtos da agricultura familiar.

Segundo o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, o acordo visa estreitar a parceria entre as instituições para fortalecer a agricultura familiar na alimentação escolar, principalmente na aquisição de alimentos orgânicos. Para ele, esta conexão – entre agricultura familiar e alimentação escolar – vai além de cumprir os 30% do valor repassado, oferecendo alimentação saudável aos alunos de escolas públicas do Brasil e estimulando a agricultura familiar nacional.

“O FNDE se tornou referência em alimentação escolar no mundo, sobretudo pela expertise na aquisição dos alimentos. A SNA vem agregar experiência na aquisição de alimentos orgânicos no âmbito da alimentação escolar. Esta conexão tem promovido uma importante transformação na alimentação dos alunos, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente, além de gerar economia local nos estados e municípios brasileiros”, ressaltou.

O evento, que irá consolidar a parceria entre o FNDE e a SNA e apresentar também o PNAE, é destinado às autoridades e corpo técnico que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a alimentação escolar, agricultura familiar, com ênfase nos alimentos orgânicos, além dos parceiros de governo. O encontro acontecerá no Auditório da Sociedade Nacional de Agricultura, a partir das 9h, na Avenida General Justo, 171, no Centro do Rio. 

Scroll To Top