Bolsonaro lidera em nova pesquisa

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em nova pesquisa sobre a corrida presidencial divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Data Folha, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece novamente na liderança com 26% das intenções de voto. Na segunda colocação aparecem Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT), que foi anunciado como candidato na última terça-feira, empatados. Ambos têm 13% das intenções de voto. 

Em seguida aparece Geraldo Alckmin (PSDB), com 9% dos votos que, tecnicamente, também está empatado com Ciro e Haddad. Logo atrás do tucano está Marina Silva (Rede) que aparece com 8% das intenções de voto e, por sua vez, está tecnicamente empatada com Alckmin. 

Em seguida aparecem Alvaro Dias (Pode), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) todos com 3% das intenções de voto. Logo a seguir estão Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patri) com 1% das intenções de voto. João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não alcançaram 1%. 

Votos branco e nulos somam 13% e não sabe e não respondeu chegam a 6%. 

O Datafolha simulou ainda algumas possibilidades de segurando turno. O líder das pesquisas perderia em quase todas as situações. 

Em um possível segundo turno entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista venceria com 45% contra 38% do candidato do PSL. Brancos e nulos somam 15% e não sabe, 2%. 
Em um eventual cenário com Marina Silva e Jair Bolsonaro. A candidata da Rede venceria com 43% contra 39% conquistados pelo candidato do PSL. Brancos e nulos são 16% e não sabe, 2%. 

Se o embate fosse entre Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro. O tucano venceria com 41% contra 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 16% e não sabe, 2%. 

Nesta sexta-feira (14), segundo a pesquisa, Bolsonaro só venceria se o segundo turno fosse contra Fernando Haddad. O capitão da reserva ficaria com 41% contra 40% do petista. 

Sem Bolsonaro, se o segundo turno fosse entre Ciro Gomes e Fernando Haddad - empatados na segunda colocação - Ciro venceria com 45% contra 27% do petista. Brancos e nulos são 25% e não sabe, 2%. 

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo e tem nível de confiança de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a realidade atual deste momento nas intenções de voto, considerando a margem de erro que é de 2% para mais ou para menos. 

Foram entrevistados 2.820 eleitores em 197 municípios entre os dias 13 e 14 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR 05596/2018.