NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Coluna 11/07/2019

Anúncio da redução contou com o governador Wilson Witzel, seu vice, Claudio Castro, e diversas lideranças do setor

Philippe Lima/Divulgação

Redução no ICMS para alimentos

O governador Wilson Witzel (PSC) participou, nesta semana, do anúncio da redução da base de cálculo de ICMS para refeições e bebidas manipuladas em restaurantes, bares e bufês no estado. O percentual do imposto que incidirá sobre a receita tributável dos produtos passa a ser de 4%. 

“A experiência turística do Rio só fica completa com a inclusão dos bares cariocas, que são cheios de histórias e fazem parte da nossa cultura popular. Esse decreto foi fruto de muito trabalho do nosso governo e também do auxílio de empresários comprometidos com o desenvolvimento do nosso estado”, declarou o governador no evento, que aconteceu no Rio Scenarium, no Centro do Rio.

Ainda na oportunidade, o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, afirmou que o Brasil estava em uma marcha de aumento de carga tributária e que isso fez com que os empresários perdessem a capacidade de investimento.

“A riqueza da cultura fluminense é o grande ativo do Rio de Janeiro e pautou o desenvolvimento cultural do país. Esse decreto traz duas soluções: ele não só reduz a carga de impostos, como simplifica a vida do contribuinte”, explicou Rodrigues.

Com o decreto, bares, restaurantes e empresas preparadoras de refeições coletivas e similares poderão optar, em substituição ao regime normal de apuração e recolhimento do imposto, pela redução da base de cálculo do ICMS, sendo vedado o aproveitamento de quaisquer créditos do imposto.

Reinauguração no Barreto 

Na solenidade de reinauguração do Complexo Esportivo do Barreto, em Niterói, na quarta, o deputado estadual Paulo Bagueira (SD), que se licenciou da Secretaria Executiva do município para assumir mandato na Alerj, fez questão de chamar ao palco o ex-jogador Gérson, o eterno Canhotinha de Ouro do Brasil. O ex-futebolista e comentarista, campeão do mundo com a seleção canarinho de 1970, instalou, naquela região, uma escolinha de futebol que atende as crianças do bairro.

20 anos

“Perguntei a ele no meio de toda a dificuldade se ele toparia instalar uma escolinha para crianças ali, caso eu conseguisse arrumar o campo. Ele topou e já se vão quase 20 anos”, declarou o deputado estadual Bagueira,  na oportunidade. 

Dança em São Gonçalo 

No próximo sábado, alunos do Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos vão apresentar um vasto repertório de coreografias, no palco do Teatro Carequinha, que fica em Neves, em São Gonçalo. A mostra de dança colocará em prática os trabalhos desenvolvidos com os bailarinos ao longo do último semestre de ensaios. 

Ensinando 

Atualmente, a escola de dança atende 120 alunos, entre crianças e adolescentes que são estudantes da rede pública de ensino. O espaço oferece aulas de balé, danças urbanas (street dance) e capoeira, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h. 

África em pauta na Flip

Na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começou na quarta, a Primavera Editorial leva um debate sobre Afroempreendedorismo e preconceito. Na Casa da Porta Amarela, na Rua Candeira, 18, o tema norteará uma mesa literária na sexta-feira, às 12h30, contando com as participações de Débora Luz e Bruno Brígida, empreendedores que integram o Clube da Preta, que atua no segmento.

 

Divulgação

Para incentivar a leitura 

O ator e empresário Luciano Szafir se reuniu, ontem, com o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, e com a subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, para discutir uma parceria em um Projeto Educacional de Incentivo à Leitura. 

Mulher negra em pauta na OAB

A Comissão de Igualdade Racial da OAB-Niterói, presidida por Ricardo Rodrigues, realiza no próximo dia 24 uma palestra sobre o tema “Qual o papel da mulher negra na atualidade?”. O encontro contará com a participação de Iolanda de Oliveira, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, mestre em Educação e professora da UFF, e Erika Guarneri, treinadora de autoestima pessoal e profissional. Outras autoridades no assunto também estão na lista de convidados. 

Violência em estradas

A Comissão de Turismo da Alerj realiza Audiência Pública Conjunta com a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, no dia 1º de agosto, para debater medidas de enfrentamento da violência nas estradas no Rio de Janeiro, com foco na BR-101, no trecho Niterói-Manilha. Na oportunidade, deputados multipartidários discutirão sobre o tema a partir das 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, na própria Alerj.

Nota 10

Para a Comissão de Assuntos Sociais do Senado que aprovou, ontem, um projeto que concede a doadores regulares de sangue o direito à meia-entrada em eventos. A doação é um ato necessário e merece todo o tipo de incentivos. 

Nota 0

Para a violência que assola o Estado do Rio. Ontem, mais um cemitério clandestino, utilizado por milícias, foi encontrado no município de Itaboraí, no Leste Fluminense. O total de corpos encontrados na região já é de 17. 

Para você pensar

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete” (Aristóteles)

Scroll To Top