Neste sábado (2), em sessão extraordinária, os deputados estaduais já empossados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro participarão da eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio.
As inscrições das chapas só são realizadas na hora, mas, nos bastidores da Casa Legislativa, acredita-se que o processo eleitoral aconteça em chapa única. Isto porque André Ceciliano (PT), atual presidente da Alerj que já declarou que encabeçará uma chapa, já conta com o apoio formal de nove partidos: PP, PRP, PRB, PRTB, PHS, DEM, PMB, Patriota, que possuem representantes na composição da chapa.
A força da coalizão está dificultando composições de chapas de oposição. Isto porque pré-candidatos não vêm conseguindo apoio nem para a formação de suas chapas, que precisam ter quatro vice-presidentes, além de um presidente e um primeiro-secretário.
A possível chapa de Ceciliano à mesa diretora deve contar com Jair Bittencourt (PP), como vice-presidente; Renato Cozzolino (PR), como segundo vice-presidente; Tia Ju (PRB), como terceira vice-presidente; Leo Vieira (PRTB), como quarto vice-presidente; e Marcos Muller (PHS), como primeiro-secretário.
O PSL de Jair Bolsonaro, que teve resultado expressivo no último pleito, conseguindo eleger 12 parlamentares para a Alerj, não entrou em consenso para a eleição da mesa diretora. Metade dos deputados eleitos defendia a candidatura de Rodrigo Amorim (PSL) e a outra defendia o apoio à candidatura de Márcio Pacheco (PSC), do partido do governador Wilson Witzel, à presidência.
Deputados da Alerj elegem Mesa Diretora
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura