![]()
Governador Wilson Witzel prometeu desburocratizar processos e dar segurança jurídica para atrair investimentos no Estado
Thiago Lontra / Divulgação Alerj
Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciaram oficialmente nesta terça-feira (5) os trabalhos com a 1ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. A abertura contou com as presenças do governador Wilson Witzel e do vice-governador Cláudio Castro. A sessão foi comandada pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).
A Casa iniciou os trabalhos com com 64 parlamentares em plenário, do conjunto de 70. Os seis ausentes estão presos e ainda não puderam tomar posse, mas a Mesa da casa trabalha para uma mudança no regimento interno e assim resolver o impasse. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), explicou que uma alteração no regimento poderá prever que os deputados sejam empossados e imediatamente afastados, ficando sem salários e gabinetes, sendo substituídos pelos seus respectivos suplentes até que suas situações jurídicas sejam definidas.
Na ocasião, Witzel apresentou uma mensagem aos deputados e aproveitou para mostrar um panorama da situação atual do Estado. Segundo o governador, o momento é crítico, com uma previsão de déficit de R$ 8 bilhões, e uma taxa de desemprego de 14,9%. No entanto, o chefe do Executivo se mostrou otimista com o futuro do Rio, e pediu a união com todos os parlamentares da Alerj para superar a crise econômica. “A união entre os poderes é a única saída para resolver esta crise. Contem sempre comigo. Estou aberto para receber a todos. Nosso partido é o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Witzel.
O presidente da Alerj, André Ceciliano, declarou que o Parlamento fluminense terá boa vontade para votar projetos importantes para o governo. “No período em que eu estou deputado, esta é a primeira vez que vem um governador entregar uma mensagem no início de uma sessão legislativa. Este fato é muito positivo. O governo pretende enviar algumas medidas importantes, e precisa da Assembleia. Nunca fugimos dos nossos compromissos. Nos últimos anos votamos importantes projetos, às vezes com o Parlamento cercado por grades e ao som de balas de borracha”, ressaltou Ceciliano.
Burocracia – Em seu discurso, Wilson Witzel também anunciou que pretende desburocratizar processos e criar um ambiente de segurança jurídica para que o Estado do Rio receba mais investimentos. O governo ainda disse que pretende fomentar o turismo. Uma de suas primeiras medidas será o envio de um projeto de lei à Alerj para criação da Agência de Turismo do Estado do Rio.
Promessas – Witzel afirmou ainda que vai encaminhar à Casa em breve o projeto de lei de reajuste do salário mínimo regional e uma norma para regulamentar a emissão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) pelo Detran-RJ, além de debater com os deputados outras questões.
“Ao longo do mês de fevereiro, vamos discutir no colégio de líderes algumas prioridades na reorganização da estrutura administrativa do Estado”, disse.
Deputados Estaduais do Rio iniciam trabalhos na Alerj
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura