Estudantes cumprem acordo e desocupam IFRJ

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os estudantes que ocuparam o campus de São Gonçalo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em protesto contra a PEC 241 – que cria um teto para os gastos públicos e contra a reforma do sistema educacional –, cumprem o acordo firmado com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de não interferir na organização das eleições e “desocupam” temporariamente a unidade de ensino. No local, a votação transcorre normalmente, sem filas ou confusões.

Os alunos prometem retornar ao IFRJ a partir das 20 horas deste domingo. O acordo entre estudantes e o TRE foi tratado diretamente pelos juízes das zonas eleitorais responsáveis pelos locais de votação.

TSE – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse acreditar que não haverá tumulto por causa das ocupações de escolas. Muitas seções eleitorais funcionam em escolas que estão ocupadas por estudantes em protesto contra a PEC 241.

Em alguns locais, os tribunais regionais eleitorais decidiram mudar os locais de votação, para evitar conflitos. “Nós devemos fazer ponderações para evitar que o direito livre de manifestação tumultue um direito que é importante, que é o de participar do processo eleitoral. Esperamos que não ocorram tumultos ou conflitos naqueles locais onde há votação e ocupação”, afirmou.

Mendes visitou hoje a Escola Municipal Avertano Rocha, na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade do Rio, para abrir simbolicamente o segundo turno de votação.

*Em atualização