NITERÓI/RJ
Min:   Max:

OAB/Niterói: Cláudio Vianna anuncia primeiras medidas

Vianna, no dia da posse, põe as cartas na mesa e anuncia suas primeiras ações

Lucas Benevides

A subseção de Niterói da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já conta com novo presidente em exercício. Cláudio Vianna, eleito com 1.582 votos, cerca de 30,5% dos válidos na Cidade Sorriso, tomou posse nesta quinta, em cerimônia na sede da seccional, no Centro do Rio, e já está se movimentando para implementar suas primeiras medidas.

A nova gestão não perde tempo e põe as cartas na mesa no mesmo dia em que pôs seu nome no livro dos presidentes de subseções, anunciando novidades. Em entrevista a OFLUMINENSE, o presidente da OAB-Niterói revelou, por exemplo, que na Escola Superior de Advocacia os advogados mais jovens e os da terceira idade contarão com cursos de capacitação adequados para suas necessidades.

“Estamos finalizando um projeto inovador em Niterói que vai viabilizar a possibilidade do jovem advogado ingressar no exercício da advocacia. Sabemos também que a digitalização dos processos trouxe um grande problema para os advogados da terceira idade. Vamos dar atenção especial para que estes advogados tenham um curso de orientação e, caso não tenham adquirido intimidade com o processo eletrônico, também contarão com uma comissão que dará auxílio no meio virtual”, explicou.

Ainda segundo a ESA, Vianna também afirma que os advogados recém-formados serão preparados para qualquer tipo de desafio do mercado de trabalho. Segundo ele, o profissional recém-formado terá a capacidade de atuar com a advocacia em sua plenitude.

“O novo advogado é nosso futuro e, por isto, ele tem que entrar no mercado de trabalho. Nós não podemos admitir um advogado formado sem ter condição de entrar no mercado. Ele pode até não entrar, mas por vontade própria. Por falta de capacidade, nós da Ordem não vamos permitir”, disse.

Prerrogativas – Quem acompanhou as eleições da Ordem do ano passado, também pôde perceber que uma pauta era unânime para todos os candidatos. Sobre prerrogativas, o novo presidente garante que “todos os advogados niteroienses terão o exercício legítimo da advocacia, sem obstáculos e sem agressão às prerrogativas”.

Outra novidade é que a OAB-Niterói passará a contar, ainda neste ano, com um portal de transparência. Embora ainda não tenha data exata de lançamento, Vianna garante que a plataforma está sendo tratada com prioridade neste início de mandato.

“Estamos elaborando um portal de transparência. Com ele, vamos dar possibilidade para que todos os advogados possam acompanhar tudo o que é feito pela OAB, pela nossa gestão. Não só em atos administrativos, como a nível financeiro”, explicou.

Vianna também lembrou que, apesar do processo eleitoral concorrido, após o resultado das urnas, seus adversários no pleito expressaram votos de sucesso. 

“Nesta eleição tivemos cinco candidatos à presidência, e posso assegurar que os cinco tinham e possuem grande bagagem para trazer algo positivo para a OAB-Niterói. Na verdade, todos nós visamos o bem comum, que é o bem da advocacia niteroiense. Temos a oportunidade de fazer, neste ano, uma advocacia unida em Niterói”, declarou, esperançoso.

Scroll To Top