Temer deseja sucesso a Maia

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Michel Temer cumprimenta Rodrigo Maia. Presidente do Senado e líder do Governo na Câmara acompanharam a visita

Foto: Beto Barata/Presidência da República

O presidente interino Michel Temer recebeu nesta quinta-feira (1, por meia hora, no Palácio do Planalto, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia foi eleito no início da madrugada de quinta-feira com 285 votos e comandará a Casa até fevereiro do ano que vem, completando o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi afastado das funções legislativas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Assim como já tinha dito em seu Twitter logo após o resultado da votação, Temer parabenizou Maia e lhe desejou sucesso na gestão à frente da Câmara. Também participaram da reunião o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE).

Pouco antes da reunião, Temer fez um breve pronunciamento sobre o resultado da eleição para a presidência da Câmara.

 “Fiquei felicíssimo com a conduta cívica da Câmara. Eu acompanhei com muito cuidado, com muito interesse o que lá acontecia e verifiquei uma coisa curiosa. Temos pregado muito a pacificação do país, a harmonia entre todos os brasileiros e entre os poderes do Estado. Ontem, o que assistimos nos vários discursos, porque eram muitos os candidatos, era a pregação de uma harmonia interna, de uma distensão”, afirmou.

Na avaliação do presidente interino, o Brasil está se “distensionando” após a eleição na Câmara.

“É até interessante: no último ato, quando se deu o segundo turno, os dois candidatos [Maia e Rogério Rosso, do PSD do Distrito Federal], antes mesmo da eleição, se abraçaram para revelar a distensão indispensável para os bons trabalhos legislativos. Naquele momento, eu senti que o Brasil está se distensionando”, disse Temer.

União – No primeiro dia na presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia disse que é fundamental que a Câmara e o Senado trabalhem juntos na discussão dos temas de interesse da sociedade. Ele citou como prioridades projetos ligados à agenda econômica e a reforma política.

“Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. É fundamental que Câmara e Senado voltem a ter um diálogo saudável, o que deixamos de ter há muito tempo”, disse nesta quinta-feira, após visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), que também é presidente do PSDB, para agradecer o apoio a sua eleição.